Posts Recomendados:

tmo    2815
há 19 horas, xtech disse:

As EL84 não são propriamente conhecidas pela sua transparencia, são válvulas para pouca potência e portanto para distorcer e colorar. E que tal configurar o bias para correrem mais "frias" (menos voltagem)?

Eu não pesco nada disto, mas se calhar é por serem válvulas com pouco headroom que esse amp tem logo 8. Duas 6L6 ou EL34 davam para cada canal de 50W... esse leva 4 válvulas por canal...?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
gilly    248
há 1 hora, tmo disse:

Eu não pesco nada disto, mas se calhar é por serem válvulas com pouco headroom que esse amp tem logo 8. Duas 6L6 ou EL34 davam para cada canal de 50W... esse leva 4 válvulas por canal...?

E bem bom!
As especificações de corrente das EL84 são bem menores que EL34/6L6 e afins. Um Vox AC30 tem 4 EL84s (e comem válvulas que é uma coisa louca). Não conheço mais nenhum amp que consiga mandar cá para fora 50W "só" com 4 EL84. Mas isso tem a ver com a forma como o amp foi desenhado.

A questão é...
Colocadas todas as outras premissas constantes (bias, circuito, transformadores, colunas, altifalantes, etc.), que diferenças deverei esperar entre, por exemplo, umas Sovtek, JJ, Tesla, Mullard e Groove Tubes? (Exemplo apenas...)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

Não te sei responder a nada disso. Terás de procurar comparativos e ler descrições e críticas/reviews...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496
há 16 horas, gilly disse:

...

...how different? And in what way?
That's my quest! :)

Não muito.

Uma das diferenças mais evidentes em algumas marcas do mesmo tipo de válvula é o volume.

Algumas soam nitidamente mais fracas que outras e vice versa.

Isso causa uma diferença adicional: para obteres o mesmo volume tens de "puxar" mais pelo amp (ou pela guitarra) e por causa disso, já tens um som diferente.

Nota: as diferenças entre válvulas com a mesma referência mas de fabricantes diferentes são absolutamente evidentes em microfones. Só por aí já se pode começar a adivinhar o que acontece num amplificador que leve SETE em vez de uma.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
gilly    248

Oh, boa! Bem esgalhado, @resolectric!!!

E, posto isto (e apelando à tua experiência), qual a EL84 com "mais volume"? (Deverão, portanto, ser as que têm mais headroom, certo?)

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496

Não tenho essa experiência, com essa segurança que te poderia ajudar.

No meu amp mais parecido com esse teu, tenho as 12AX7 Electro Harmonix e as EL84 Sovtek. Preferi as Groove Tubes mas não eram minhas, não fiquei com elas.

Agora também tenho de comprar e se puder, serão as GT. Porque não experimentei outras naquele amp. Se experimentasse, ficava com mais dúvidas, certamente :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
deadpoet    1838
há 3 horas, resolectric disse:

No meu amp mais parecido com esse teu, tenho as 12AX7 Electro Harmonix e as EL84 Sovtek. Preferi as Groove Tubes mas não eram minhas, não fiquei com elas.

Tb uso Sovtek, EH, preferencialmente! ;)

se não erro esses amps vinham com groove tubes de origem! 

As válvulas tem headroom diferente e para o caso acho que tem que ser 2 quartetos!

ainda tenho o jogo que saquei ao ac30cch há uns dez anos atrás! Depois de passar num valve tester, reparei que 3 delas tem o mesmo valor!

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    386
On 03/04/2021 at 18:26, resolectric disse:

Dito em inglês parece mais verdadeiro:

yeah, they sound different.
Even the same model ICs from different manufacturers can and do sound different.
Of course with the ear blasting levels of distortion present on the demos in the video above, the slight difference in tubes is less than the difference in two rats' asses.
Try same model tubes from different manufacturers in a Counterpoint Pre and/or Power Amp playing real music and hear the difference.

By the same principle, impedance transformers on gear's line and(or mic Ins and Outs would sound the same as solid state and they don't.

That guy is wrong.

Is this valid, now that i said it in english?
And by the way, i've made more records than he did.

That was funny . He seems to have addresed all your quibbles and misgivings in his follow up videos. Including the gain amount vs clean amp [He used a clean Fender amp]. Check them out:

PS - "And by the way, i've made more records than he did"  ... and the award for most irrelevant tidbit goes to...

• Gosto 1
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    248
há 2 horas, deadpoet disse:

Tb uso Sovtek, EH, preferencialmente! ;)

se não erro esses amps vinham com groove tubes de origem! 

As válvulas tem headroom diferente e para o caso acho que tem que ser 2 quartetos!

ainda tenho o jogo que saquei ao ac30cch há uns dez anos atrás! Depois de passar num valve tester, reparei que 3 delas tem o mesmo valor!

Um octeto... que ele também dá em bridge!

há 1 hora, Freaking Prawn disse:

That was funny . He seems to have addresed all your quibbles and misgivings in his follow up videos. Including the gain amount vs clean amp [He used a clean Fender amp]. Check them out:

PS - "And by the way, i've made more records than he did"  ... and the award for most irrelevant tidbit goes to...

Mas não respondeu à minha pergunta.

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

@Freaking Prawn esse gajo dos filmes que apresentaste irrita-me, tem uma forma de falar muito... gritada, parece que está forçar ser ouvido e sem necessidade nenhuma pois o volume regula-se facilmente... certo?

Creio que o que mais influencia é a mudança de válvulas velhas para válvulas novas, dentro do mesmo género... muito pouco... mas vai depender da sensibilidade do amp e do ouvido do seu utilizador.

@gilly o teu problema não será as tuas actuais válvulas estarem perto do fim do prazo de validade?

Numa de vídeo testes sobre tubas, gostei mais deste... o movimento pendular dele é um pouco desconcertante, mas pelo menos não grita... como o outro...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora