F.Coelho

A hora dos nossos relógios

Posts Recomendados:

gilly    263

Já agora, para geeks de astronomia e afins... tudo bem explicadinho aqui.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
F.Coelho    377
On 07/04/2021 at 14:11, gilly disse:

Not true! A velocidade (quer angular, quer linear) varia ao longo do ano, fruto da órbita terreste (em torno do Sol - para quem acredita nisto) ser uma elipse e não uma circunferência.

Tudo o que tem sido dito ao longo dos post's tem a sua importância, consoante o seu contexto. E até é bom porque levanta mais questões no campo da astronomia.

Ora, no contexto apresentado no meu post os dados apresentados referem-se a um único dia. E para um dia e para efeitos de simplificação do problema a velocidade da Terra pode ser assumida como constante (e só assim haveria aquela divisão por 2 do tempo de duração do arco diurno). E isto, porque quis relevar o problema da mudança da hora que muitos defendem, mas outros muitos são contrários (como é o meu caso, aliás acho um absurdo a mudança da hora na situação de Verão tal como deixei patente no meu post).

Quanto à velocidade da Terra em torno do Sol, não existe uma diferença, digamos, abismal entre a máxima e a mínima. Aliás a velocidade máxima é 1,07 vezes a velocidade mínima. Grosso modo (digo mesmo grosso modo para efeitos de simplificação) se se tiver em conta metade do ano (365 dias/2), digamos 182,5 dias, chegamos à conclusão que a percentagem de variação da velocidade diária é 7% a dividir por 182,5 dias corresponde a + 0,038% por dia em aceleração e -0,038% em desaceleração (o que é um valor mínimo, praticamente desprezível para os efeitos que apontei no post inicial).

E tudo tem relação com a excentricidade do planeta Terra, cujo valor é muito reduzido, a saber 0,0167, querendo dizer que a nossa órbita é uma elipse de facto, mas que está muito próxima de um circulo.

Só por curiosidade, o planeta que apresenta uma maior excentricidade no nosso sistema solar é Mercúrio, com um valor de 0,2056 e como tal, a sua elipse é mais pronunciada. Assim, este planeta apresenta uma velocidade orbital máxima que é sensivelmente 1,5 vezes a velocidade orbital mínima.

Resumindo todos tem razão quando os dados apresentados são verdadeiros, contudo temos que ter presente que dados verdadeiros não se desmentem entre si, o contexto em que são apresentados é que poderá levar a confusões de interpretação e tornar uma dada verdade numa mentira e assim, desvalorizá-la. É uma técnica perigosa nos tempos em que vivemos.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    207
há 1 hora, F.Coelho disse:

Resumindo todos tem razão quando os dados apresentados são verdadeiros, contudo temos que ter presente que dados verdadeiros não se desmentem entre si, o contexto em que são apresentados é que poderá levar a confusões de interpretação e tornar uma dada verdade numa mentira e assim, desvalorizá-la. É uma técnica perigosa nos tempos em que vivemos.

É bem verdade isto!

Cumps,

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    263

Certo!
Em ciência, como em engenharia, as aproximações são essenciais.

E, de facto, para os efeitos de debate neste tópico, torna-se irrelevante a questão que levantei.
É como querer cortar a relva num jardim de 2x2m com um tractor agrícola: dá para se fazer com o tractor, mas vai demorar mais tempo, dar mais trabalho e resultar num trabalho de pior qualidade.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    263

Conclusão: é irrelevante.
(Gostaria, contudo, de ver em que estudos essa opinião se baseia.)

E como eu nunca me levanto antes do sol nascer (quer no inverno, quer no verão) e como nunca vou para a cama antes de ser noite, prefiro ter dias mais longos no verão.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora