Entra para seguir isto  
cArDoSo

Afinar A Tarola

Posts Recomendados:

cArDoSo    0

Eu sei k isto parece vergonhoso mas já passei horas com a minha tarola na mão e não consigo afinala de modo a não haver excesso de ressonancia...sera que me podem ajudar?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

Pegas num lenço de papel, um rolo de fita gaffa.

Fazes um quadrado com o lenço e colas na extremidade da pele de cima da tarola com o auxilio da gaffa

Simples e sempre eficaz.

Também há uns "abafadores" reguláveis próprios para isso.

Não uses rings, isso provoca ruídos estranhos.

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

Primeiro, vejamos que peles e medidas sao. Nao partas logo para estas soluçoes de abafamento.

Bandalho, sabes que sou um gajo que gosta das peles limpinhas :blink:

Partilhar este post

Link para o post
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

Primeiro, vejamos que peles e medidas sao. Nao partas logo para estas soluçoes de abafamento.

Bandalho, sabes que sou um gajo que gosta das peles limpinhas :D

Eu já me deixei disso de ter as peles limpinhas!!! :P :blink:

Mas pronto, ok... que tarola é? Que peles estás a usar? Que tipo de som queres?

(tá bom assim?! :blink: )

Partilhar este post

Link para o post
headbang    144

Afinar a tarola é um stresse... quer dizer, eu detesto afinar uma bateria, principalmente a tarola. Também ainda não consegui "aquele" som. Fica sempre muito estridente, parece aquelas tarolas das bandas filarmonicas! lol

Partilhar este post

Link para o post
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

Eu até afino rápido e ultimamente só tenho recebido elogios às afinações que faço.

Já tenho uns truques que resultam com todas as tarolas que tenho afinado, e que resultam quer para o "power" sonoro quer para a redução/eliminação do buzz.

Se eu vos contar, vocês chamam-me maluco. Claro que o Lu não vai gostar porque a minha tecnica inclui alguma tiras de gaffa espalhadas por sitios estratégicos. :lol:

Partilhar este post

Link para o post
DWG    0

Boas,

Há tarolas que nem com milagres lá vão :rolleyes:

A minha tarola antiga é exemplo disso, era uma luta constante para aquilo não soar a uma lata de lixo estilo as dos filmes americanos:P

Que tarola tens?Que tipo de som pretendes?

Quanto à minha experiência, a única coisa que meto é um ring e até agora tenho-me safado bem.

Isto é como tudo: depende do gosto de cada um. Não há como experimentar diferentes modos de afinação e escolher qual se adapta melhor ao que queres tocar e ao teu gosto.

cumps,

DWG

Partilhar este post

Link para o post
cArDoSo    0

Bem, a minha tarola e de uma gretsch catalina birch de 14" e uso evans!!!

Hey Bandalho podias dizer ai as tuas tecnicas da aplicação das tiras de gaffa mas tive uma conversa com o Lu e ele deu-me umas dicas SUPER porreiras onde as tiras de gaffa ficam para ultimo recurso, mas digam tudo o k sabem!!!Kuanto mais info melhor, porque eu sou um nabo no k toca a manutenção da bateria.

Bem pessoal ja sabem o meu equipamento, façam ai uma analise fixe!!!

Brigadao

Abraços

Partilhar este post

Link para o post
Pastel    0

eu tenho tres tarolas 14, uma 13, e uma 12, nehuma tem rings ou qualquer tipo de muffle, mas sou muito minucioso com o som que quero delas e por vezes leva um pouquinho de tempo mas só paro quando estiver como quero, faço a afinaçao normal ( acho eu ) deixo a pele assentar ( ajudo com um secador ) sem secador deixo 24h bem apertadinha, depois afino a pele com ela mesma e escolho o tom que quero ou o que me soa melhor se ela tiver com mts harmonicos ajusto a pele de baixo para os retirar, quanto ao buzz eu acho que o buzz faz parte do som da bateria e gosto de o ouvir, até tenho os bordões bastante soltos, mas se tiver insuportavel afino a tarola ou o resto do set para uma frequencia que não interfira demasiado com a frequencia da pele dos bordões. por enquanto gosto do som que tenho nas baterias bastante diferente de umas para as outra pois quando toco jazz gosto dos timbaloes com bastante resonancia tal como no bombo e aí tiro o muffle do bombo, noutras tenho o som normal ou seja com pouca resonancia.oh lu diz aí as tuas tecnicas. um abraço!

Partilhar este post

Link para o post
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

A minha tarola não tem buzz praticamente nenhum (eu odeio buzzs). Independentemente do tom que a bateria tenham não tenho buzz praticamente nenhum. Mesmo com as frequências provocadas pelo baixo e pela guitarra, o buzz é praticamente inexistente.

Atenção que eu afino a tarola para rock. A estalar e com poucos harmonicos (daí recorrer ao lenço e à gaffa na pele de cima). Se tirar o abafador artesanal, fico com a tarola afinada na mesma só que com harmonicos.

Retirar o buzz, para quem não gosta, é uma tarefa extremamente complexa se não recorrer a truques.

Eu sou capaz de retirar o buzz praticamente todo de uma tarola. Basta ter paciência para afinar o tom da bateria que não choque com o tom da tarola, mas depois, há outro problema, as guitarras e baixos.

Ok, é possível ultrapassar isso com mais paciência e sem truques.

Um gajo fica contente quando chega ao fim, não há buzzs e está tudo afinado... porreiro...

Vai ensaiar com outra banda, o guitarrista ou o baixista usa equalizações diferentes na guitarra.... puf... lá se foi meia-hora ao ar de afinanços de peles...

Por isso, o meu método que resulta com tudo e não há buzzs para ninguém é:

Pequenas tiras de fita (gaffa de preferência, mas pode ser uma qualquer que tenha alguma espessura), e colá-las na pele debaixo do bordão (ou seja, o bordão fica a tocar directamente na pele aos intervalos). Começar pelas pontas e ir colocando até encontrar o ponto desejado de buzz) - ver se arranjo fotos da minha.

Não, a tarola não fica a soar a timbalão porque o bordão faz o seu trabalho na mesma, a diferença está na vibração dos arames que é menor, mas a tarola fica com estalo na mesma.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto