Entra para seguir isto  
cArDoSo

Afinar A Tarola

Posts Recomendados:

headbang    144

A minha tarola não tem buzz praticamente nenhum (eu odeio buzzs). Independentemente do tom que a bateria tenham não tenho buzz praticamente nenhum. Mesmo com as frequências provocadas pelo baixo e pela guitarra, o buzz é praticamente inexistente.

Atenção que eu afino a tarola para rock. A estalar e com poucos harmonicos (daí recorrer ao lenço e à gaffa na pele de cima). Se tirar o abafador artesanal, fico com a tarola afinada na mesma só que com harmonicos.

Retirar o buzz, para quem não gosta, é uma tarefa extremamente complexa se não recorrer a truques.

Eu sou capaz de retirar o buzz praticamente todo de uma tarola. Basta ter paciência para afinar o tom da bateria que não choque com o tom da tarola, mas depois, há outro problema, as guitarras e baixos.

Ok, é possível ultrapassar isso com mais paciência e sem truques.

Um gajo fica contente quando chega ao fim, não há buzzs e está tudo afinado... porreiro...

Vai ensaiar com outra banda, o guitarrista ou o baixista usa equalizações diferentes na guitarra.... puf... lá se foi meia-hora ao ar de afinanços de peles...

Por isso, o meu método que resulta com tudo e não há buzzs para ninguém é:

Pequenas tiras de fita (gaffa de preferência, mas pode ser uma qualquer que tenha alguma espessura), e colá-las na pele debaixo do bordão (ou seja, o bordão fica a tocar directamente na pele aos intervalos). Começar pelas pontas e ir colocando até encontrar o ponto desejado de buzz) - ver se arranjo fotos da minha.

Não, a tarola não fica a soar a timbalão porque o bordão faz o seu trabalho na mesma, a diferença está na vibração dos arames que é menor, mas a tarola fica com estalo na mesma.

Bandalho, se conseguires arranja essas fotos, para ter uma ideia cde como colas a fita...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
DWG    0

Pegas num lenço de papel, um rolo de fita gaffa.

Fazes um quadrado com o lenço e colas na extremidade da pele de cima da tarola com o auxilio da gaffa

Simples e sempre eficaz.

Também há uns "abafadores" reguláveis próprios para isso.

Não uses rings, isso provoca ruídos estranhos.

A que "ruídos estranhos" te referes? Uso rings e a única coisa que ouço é uma redução dos harmónicos.

Partilhar este post

Link para o post
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

A que "ruídos estranhos" te referes? Uso rings e a única coisa que ouço é uma redução dos harmónicos.

Os rings quando começam a ganhar vincos começam a fazer vibração em cima da pele e isso ouve-se.

Pelo menos eu oiço,,, eu até oiço a vibração da gaffa quando está a começar a descolar.

Partilhar este post

Link para o post
DWG    0

Os rings quando começam a ganhar vincos começam a fazer vibração em cima da pele e isso ouve-se.

Pelo menos eu oiço,,, eu até oiço a vibração da gaffa quando está a começar a descolar.

ok. os meus rings ainda não têm vincos, por isso é que não ouço ;)

Partilhar este post

Link para o post
Guest Bandalho   
Guest Bandalho

Esse gajo tem ouvidos de tísico :lol:

Por isso é que me irrita o buzz do registo! :rolleyes: B)

Há uma tarola que eu curto muito, não é minha mas já tive o privilégio de tocar nela mais que uma vez. É uma Remo 14x8" em metal. Aquilo tem um som do caraças... mesmo brutal... o problema é que o dono gosta de buzz :lol:

Partilhar este post

Link para o post
DWG    0

Eu uso uma caixa Pearl Masters Custom e estou muito satisfeito com o som. Qualquer buzz do registo, desde que não seja excessivo, é bemvindo. Mais uma vez, isto tem a ver com os gostos de cada um. Por mim, qualquer técnica que permita alcançar o som desejado é válida, desde rings, gel, panos, pensos higiénicos (também já vi disto colado a timbalões :D ), fita cola, etc...anything goes!!!

Bandalho: esse ruído estranho também aparece (embora com menos intensidade) mesmo quando o ring não está vincado, mas para mim, é bastante tolerável.

Partilhar este post

Link para o post
cArDoSo    0

Hey bateristas!!!Fogo voces tao a dar-me cabo do juizo...to td confuso!E k duranta a noite de ontem tentei novamente afinar a tarola (com as dicas do Lu!!!), e devo desde ja dizer k o resultado foi mt positivo porque a a tarola ficou com com uma afinacao que eu sempre desejei;o unico problema agr e o buzzz...e k neste aspecto eu sou um pouko como o Bandalho, por ixo vela se arranjas ai essas fotos!!!!taxe bem?

Obrigadao e abraços

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto