Musicman

Curso De Luthier

Posts Recomendados:

the G    0

Tens o Mestre Gracio em Paco de Arcos. Havia uma cena que era o projecto nota Maxima, no qual ele estava envolvido, mas ao que parece foi extinto. E' pena...

Se queres mesmo isso vem para Londres. Em Portugal por enquanto nao encontras nada disso.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
ZéGaiteiro    2

Isso não acharás cá em Portugal, lamento.

Quanto ao Gilberto Grácio, o forte dele são os instrumentos tradicionais e acústicos. De notar que é considerado o melhor construtor de guitarras portuguesas.

Começar uma aprendizagem por instrumentos acústicos, é uma optima ideia, pois os de corpo maciço, são apenas uma variante mais simples em termos de madeiras, só podendo complicar no que diz respeito a pormenores de mecânica (cavaletes e afins)(descontando tb a parte eléctrica que se resume a bobines, resistências variáveis no geral).

Ver em www.stewmac.com , na secção de livros. Tem lá livros sobre o assunto que queres. Podes começar pelo "Complete guitar repair" do Hideo Hamimoto, por exemplo. Para a informação contida, não é barato. É dado!

Esquece os vídeos, pois o sistema deles não é compativel com o nosso.

Boa sorte nessa senda. :lol:

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2375

(...)

Esquece os vídeos, pois o sistema deles não é compativel com o nosso.

Mesmo com o advento do DVD em sistemas de base PC ou Mac?

Na altura do VHS isso faria algum sentido, pois a diferença está no nº de linhas que a imagem tem e no nº de frames por segundo, mas um leitor de DVD poderá fazer a descodificação disso via Software... ou não?

Partilhar este post

Link para o post
yggdrasil    0

Se se referem aos standards de codificação PAL, NTSC ou SECAM existe software que converte entre formatos e alguns leitores que suportam as variantes por defeito (nativamente).

Partilhar este post

Link para o post
anacleto    0

Boas, gostava reviver este tópico. Mas que uma escola estilo Universidade, gostava de um formato onde pudesse ver como se fazem reparações. Não tenho interesse em ser luthier profissional mas sou um gajo que gosta de construir e reparar as minhas coisas, claro que dado as restrições de espaço e dinheiro para ferramentas.

Uma coisa em particular, seria aprender mesmo por exemplo como fazer um completo e bom set up a minha guitarra. Já comprei livros e vi muitos vídeos (no só de Crimson), mas há coisas que nos vídeos não explicam-se. Por exemplo, já sei nivelar trastes, nivelei os da minha guitarra, fez set-up como manda internet, comprei muitas ferramentas para medir com precisão, etc, mas não consigo eliminar um fret buzz. Sei que com alta probabilidade um luthier faz o set up bem e fica resolvido, mas gostava de perceber qual é a coisa que não está a correr bem, era capaz de pagar um extra por estar aí a ver y poder perguntar no processo do set up.

Se alguém conhecer um luthier que faça este tipo de coisas avise sff.

Abraço

Partilhar este post

Link para o post
Pesiku    5

Podes sempre falar com algum, a ver se eles aceitam um ajudante (sem salário) em part-time, assim aprendias a fazer...

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora