Posts Recomendados:

Luis Moreno    4

EX:31 Advanced Licks (1)

Aqui vai umas Licks para poderem puxar por esses dedos!

Lick Pent.menor./Blues

As Pentatónicas são inquestionavelmente uma das Escalas mais eficazes no Rock (e não só…), com isto em mente fiz uns "extras" numa das licks do P.G. Escala de Ré (Pent.menor./Blues).

Não se intimidem com a Lick pois é sempre igual, apenas se vai repetindo em várias oitavas, claro que o tempo em si já é um desafio mas felizmente que resulta também em tempos mais moderados.

Posted Image

Video-Lick 27

Partitura - Power Tab

------------------------------------------- / / / -------------------------------------------

Exercício 3NPS

Já tinha exposto Pent. em (3 notas por corda), mas desta fez quis percorrer o braço de cima a baixo para não ficar limitado a determinadas zonas do braço, que é um dos erros mais comuns nos guitarristas. Esta Lick foi feita na sua totalidade em "Alternate Picking" mas em Legato soa igualmente bem.

Posted Image

Video-Exercício20

Partitura - Power Tab

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EX:32Tico Tico (Zequinha Abreu)

Agora que já aqueceram com as licks anteriores, já estão em condições de tocar este tema tradicional (?) Brasileiro. Basicamente são apenas três partes, a terceira parte é feita em acordes mas como não tenho técnica de clássico transformei tudo em Alternate picking…que remédio! Depois de ouvirem o TicoTico podem ficar com um sorriso na cara mas assim que começarem a tocar (especialmente a 270 BPM) vão ver que esta composição não é pêra doce!!!

Há imensas versões deste tema mas há duas que destaco especialmente, essas duas são interpretadas pelo Paco de Lúcia e a outra pelos irmãos Rosenberg!

Posted Image

Video-Tico Tico

Partitura-PowerTab

P.S. Obrigado ao Pedro Martins pelo parque de estacionamento...dos vídeos!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
aramis    0

Esse TicoTico tá giro. ´Tás contratado para ires tocar ao meu casamento ;)

E o som? Continua a ser o POD?

Partilhar este post

Link para o post
viuvens    0

EX: 30 "PREALUDE IN C MAJOR" J.S.BACH

Ora aqui estamos outra vez!

Mais um tema do senhor "João Sebastião Barros", que só não vou dizer que é para iniciados porque as digitações que escolhi são um pouco difíceis (felizmente que o tempo é bastante lento). A razão pela qual escolhi estas e não outras, foi a necessidade de separar as notas o mais possível, inclusive tentei tocar o tema na sua maior parte em "Staccato" (o original é tocado em "Legato") o que para os meus ouvidos me soa melhor, especialmente com distorção.

Para dar uma certa profundidade à guitarra coloquei um delay curto com cerca de 220 ms que cria um bom ambiente quando tocado especialmente em Staccato. Este tipo de composições é óptimo para praticar o "Picking" e faz de contraponto aos exercícios chatos e enfadonhos...mas também necessários !!!

curiosidade: O mítico Glenn Gould tem uma gravação desse Prelúdio (o 1º d'O Cravo Bem-Temperado), tocado fundamentalmente em staccato, o que parece um pouco improvável, no entanto, surpreendentemente (ou não) ele faz a peça resultar, bem à maneira peculiar dele.

apesar da constância rítmica, a peça é duma imponência harmónica notável. atente-se aos pormenores, à evolução da peça em termos harmónicos, às modulações ligeiras mas completamente incisivas. enfim... Bach.

mas devido ao ritmo invariável, a peça oferece um desafio "interpretativo", quando toco esse prelúdio no piano costumo dar realce aos momentos mais "intensos" harmonicamente, para além de tocar mais piano as repetições (da melodia dentro de cada tempo).

amanhã já me agarro à guitarra para praticar esta versão.

grazie!

Partilhar este post

Link para o post
Luis Moreno    4

Esse TicoTico tá giro. ´Tás contratado para ires tocar ao meu casamento :)

E o som? Continua a ser o POD?

…se é o POD ? claro que é!...à noite não há outro remédio (ainda)!

Som limpo com um pouco de compressão (não sei qual o preset…) para as cordas ficarem + - todas ao mesmo nível (volume), e muito pouco de Reverbo!

Posição Neck + Middle

Aramis deixa-me dizer-te uma coisa publicamente (tem mais impacto)!

Tu não largues a guitarra, procura tocar com regularidade por pouco que seja, se não, todos estes anos que deste no duro foram em vão e quando quiseres "voltar" vai ser muito mais difícil…acredita que vais querer voltar !

Quando quiseres fazer uma Jam avisa que eu preciso de praticar Bateria…

P.S. eu sei que já não tenho idade para estas coisas mas, dia 7 de Abril volta o Tomb Raider…é a "única" coisa que me afasta da guitarra…por umas horas!

Partilhar este post

Link para o post
aramis    0

Eu não vou largar o bacalhau! O q se passa é q agora toco só por Lazer, sem qq outro objectivo. Há momentos em q a vontade diminui bastante e não vale a pena forçar. Em breve o bichinho deverá morder outra vez (espero eu).

No teu caso ao menos é a Angeline Jolie que te afasta da guitarra

;)

Partilhar este post

Link para o post

Bem observado! Se quiseres, guardo as tuas posses até te dar vontade outra vez!... :lol: ;)

Parvoíces à parte: não desmoralizes. Mesmo que não seja pela via profissional, é altamente compensador poderes usar a música por gosto e, por vezes, como terapia emocional! :lol:

Cheers!

B)

Partilhar este post

Link para o post

P.S. eu sei que já não tenho idade para estas coisas mas, dia 7 de Abril volta o Tomb Raider…é a "única" coisa que me afasta da guitarra…por umas horas!

:lol: :lol: ;) :lol:

Partilhar este post

Link para o post
Luis Moreno    4

EX:33 John Petrucci – The Glass Prisson (solo)

Este vídeo já estava em lista de espera há muito tempo portanto aqui vai…

Provavelmente a maior dificuldade que senti foi no "isolamento" das notas, pois em determinadas posições (ex: Em) é extremamente difícil não ficar mais de uma nota a ouvir-se. Para colmatar esse problema a mão direita tem de "abafar" ligeiramente, o que não é muito perceptível no vídeo devido ao ângulo em que foi filmado. Há uma outra solução técnica que passa por executar tudo em "Alternate Picking", no entanto ao vivo o Petrucci executa em "Sweep Picking" o que torna a execução um pouco mais fácil!

Posted Image

Video - The Glass Prisson

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora