Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

headbang

Blues

Posts Recomendados:

headbang    144

O blues ja se discutiu bastante ali na secção das guitarradas, mas acho que nunca se falou nada por aqui. A ideia era falarmos aqui do blues na bateria, ou seja, todo o tipo de informação, videos instrucionais, paginas da net que falem da parte tecnica do blues. Sei que uma das coisas importantes para tocar blues é saber tocar(?) shuflle(peço desculpa se tou a dizer asneiras), pois bem, em que é que isto consiste?!? Procurava mais a aprendizagem do classico(com aquelas ghost notes, aqueles ritmos no ride, etc) e não tanto aquele blues rock, que parece mais simples.

Qualquer informação é bem vinda, mas mais no sentido de aprendizagem e não numa de mostrar o nosso baterista de blues preferido! :rolleyes:

Thanks!!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Smiles    3

John Bonham...he's da man!

sou guitarrista mas de vez em quando dou em baterista de blues....

...basicamente é dás-lhe o boogie no ride e de vez em quando um breakzinho nos timbalos...daí aconselhar o Bonham....

experimenta ouvir o Since I've Been Loving You do BBC sessions... é uma aula de guitarra/bateria/baixo/voz e improviso ;P

Partilhar este post

Link para o post
riscado    826

John bonham... blues... :( tudo bem que gosto de pôr a tocar um album de zeppelin e ouvir o homem tocar, e até toca shuffles se necessário, mas acho que encontras melhores exemplos do que um baterista de blues deve ser...

Não sou grande entendido de bateria, mas não dissest e asneira nenhuma, shuffle é a base, o objectivo é semelhante à guitarra em que acentuas o 2º e o 4º tempo...

Para mim um grande exemplo de um shuffle bem feito é ouvires o Sr. Willie "Big Eyes" Smith, baterista de Muddy Waters durante os anos 70... O shuffle não requer grandes ornamentos.

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

O shuffle é realmente uma parte importante da bateria de blues, mas não é a única. O que acho importante sublinhar é que o shuffle, depois de se dominar tecnicamente, é algo que demora tempo a soar realmente bem, pois é importante o aspecto emotivo. :D

Vou tentar sacar umas fotos dum artigo que tenho por aí sobre a bateria em blues, bem como dumas pautas de diversos tipos de shuffle, e depois coloco aqui a imagem.

Quanto a músicos a ouvir, também estou de acordo com o Willie "Big Eyes" Smith, para uma abordagem mais ao blues de Chicago. Para o blues do Mississipi, talvez o disco ao vivo do R. L. Burnside, com o neto Cedric na bateria, constitua uma boa experiência: apenas bombo, tarola e pratos de choque pode ser o suficiente para fazer uma grande festa. :)

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

Estes são os apontamentos que tenho de três abordagens ao shuffle no ride. Quanto ao artigo que falei, não o encontro. Sei que tinha até umas cópias, para não andar com a revista toda, mas era um artigo sobre uma série de ritmos utilizados no blues, com explicação de cada um, o tempo a que deveria ser tocado, exemplos de grandes performances, etc. Era duma Modern Drummer já com uns anos (talvez de 1999 ou 2000).

Posted Image

Partilhar este post

Link para o post
headbang    144

Obrigado pelas respostas. :D

Tenho que pesquizar esses nomes, para ver se apanho alguma coisa.

Lu, obrigado pela imagem, mas isso para mim é um pouco chinês, por isso acho que vai ter que ser de ouvido! :)

Continuem a dizer coisas.

Partilhar este post

Link para o post
headbang    144

Se não te importares de ter esse trabalho, eu agradeço. :D E se fazer a parte da tarola tamb´menão me importo.. :)

Partilhar este post

Link para o post