Posts Recomendados:

azadelta    0

meu caro, para mim dominantes =/= maiores. mas isso é só a minha maneira de pensar. se na prática se tocam as mesmas notas, é cagativo.

o que tu puseste aí está certo, mas não diz que o mixolidio é um modo maior. por essa lógica eu tb podia dizer que a menor melódica é a escala maior com a terceira descida meio tom.

edit: e já agora, a minha principal razão para defender que dominantes não são maiores, é porque têm um tritono entre a 3º e 7ª do acorde, que provoca uma tensão que não há num acorde maior.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Rui T    1235

anyway, acho que é um pouco uma discussão de caca, e que pouco importa. se vocês querem meter tudo no mesmo saco, bom para vocês.

Eu só quero ser esclarecido. Por isso vou procurar em várias fontes.

Partilhar este post

Link para o post
Rui T    1235

mas não se estavam a falar de tríades, estava-se a falar de modos.

Num link em cima está a dizer que o que define o modo menor é a tríade tónica. O que eu queria saber é se isto também é válido para modos maiores.

Partilhar este post

Link para o post
azadelta    0

pah, eu acho que essa info da Wiki tá incompleta. não acho que seja válido concluires que um modo seja maior só pela sua triade.

repara na parte em que dizem que o quinto grau da escala menor natural (lá menor, por exemplo), naturalmente, é um modo menor (mi menor, na escala maior relativa é o terceiro grau), está certo.

eles falam em tornar essa tríade maior, para depois haver uma resolução para o primeiro grau menor.

o que acontece? é que com essa alteração ficas com um acorde dominante. sim parte de uma triade maior, mas o que dá a sensação de tensão é o facto de entre a 3ª do acorde, e a sétima haver uma 4ª aumentada de distância. e a sensação de resolução vem daí, de teres um acorde tenso e estável(que não terias se mantivesses um acorde menor), que resolve num acorde estável. eu acho que não podes pôr no mesmo saco maiores e dominantes, visto que uns são acordes estáveis, e outros são instáveis.

Partilhar este post

Link para o post

Bom post sobre modos.

Para fazer a conversão da escala costumo:

Por exemplo Mi7 Mixolídio será o 5º grau da escala de Lá maior portanto toco esta escala ou a sua relativa menor Fá#m.

Mas se estou errado, agradeço que algum espírito iluminado me explique melhor esta questão.

ESCALA DE LÁ MAIOR

LáM7 | Sim7 | Dó#m7 | RéM7 | Mi7 | Fá#m7 | Sol#m7b5

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora