H

Modos

160 posts neste tópico

http://www.musictheory.net

Lições em Flash. A sério que é muito boa a página, e explica tudo de uma maneira muito simples.

É só em Inglês.

P.S.- Hexed, edita o teu post, faz as correcções do Luís Moreno e adiciona os contributos do Indio. Assim pode-se logo usar o primeiro post como referência (o que acredito ter sido a tua intenção). Obviamente, é só uma sugestão.

sim esse site é muito porreiro! recomendo tambem! B)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer desde já a todos os que têm colaborado neste forum , é de louvar o trabalho que tem sido feito aqui para que a qualidade dos músicos em Portugal se eleve cada vez mais , o espírito de entreajuda é de louvar , é raro , infelizmente , muito raro nos dias de hoje .

Em relação aos solos faço em algumas Jams ou músicas , tenho seguido os meus instintos deixando os meus dedos percorrer as cordas sem que "desafine" ( pelo menos tento ! ) .... é claro que sei algumas escalas ... isso permite-me ter algum campo de manobra para que possa fazer um solo em condições , mas sinto que por vezes poderia fazer algo mais e por não saber teoria suficiente não consigo ir mais além .... :)

Muito tenho lido em relação a modos mas continuo sem perceber a aplicação prática , por isso , coloco os seguintes exºs. para ver se tudo se clarifica .

Exº. Numa progressão C - F - G - C , onde a tónica é , como é evidente o Dó ( C ) quais são os modos que poderei utilizar ? Parece fácil , mas até agora não conseguí perceber o modo prático disso ! Claro que uso a escala maior de C , uso tb o C ionian o D blá blá blá .... mas dêm-me algo mais para clarificar as coisas ....

Um exemplo um pouco diferente , numa sequência de acordes A5 - D5 - C5 - B5 ( power chords ) , que escalas ou modos poderei usar aquí ?

Coloquei estes dois exemplos para tentar comparar aquilo que normalmente faço , com a opinião de quem percebe mais do que eu ! ;)

Penso que quando as coisas são um pouco difíceis de explicar ou podem ficar mais confusas do que parecem , o ideal é colocar vários exemplos práticos para podermos analizar melhor , poderão colocar mais se exºs. acharem melhor ....

Agradeço desde já qualquer ajuda neste caso .

Cpts.

Partilhar este post

Link para o post

Claro que uso a escala maior de C , uso tb o C ionian

C maior = C ionian ;)

Pronto, em relação aos casos de aplicação dos modos com powerchords..

Os powerchords têm uma particularidade interessante que é o de apenas possuirem a tónica e a 5ª, o que te dá uma grande leque de possibilidades.

Como sabes os acordes formados nos varios graus da escala maior têm sempre a 5ª Perfeita, excepto o VII grau, que tem a 5ª diminuta.

Exº. Numa progressão C - F - G - C , onde a tónica é , como é evidente o Dó ( C ) quais são os modos que poderei utilizar ?

Podes usar os modos que dão origem a acordes maiores em C(ou seja, podes usar o Ionian, Lydian e Mixolydian).

E agora a grande questão: porquê?

Pa como sabes os acordes formados no I, IV e V grau da escala maior são sempre maiores(desprezando aqui as sétimas e as extensões)

Ora como F é o IV grau e G é o V grau de C maior e ambos os acordes são maiores, bem como o I grau, tas completamente 'inserido' em C maior, mas não te esqueças que não podes tocar o modo de C Locrian, Dorian, Phrygian e Aeolian(pois dão origem a acordes meio-diminutos e/ou menores)

Um exemplo um pouco diferente , numa sequência de acordes A5 - D5 - C5 - B5 ( power chords ) , que escalas ou modos poderei usar aquí ?

Como o ultimo powerchord é de 5ª perfeita em vez de diminuta(tem de ter a 5ª diminuta para pertencer a C maior), diria que nos 3 primeiros powerchords podes improvisar com qualquer modo excepto o C Locrian, é uma questão de explorares(experimenta tocar C Lydian fica mt porreiro), quanto ao ultimo powerchord podes tocar qualquer modo de B maior excepto o B Locrian(por que a quinta é perfeita).

Isto são os modos que podias usar.

Agora outras escalas que poderias usar: C menor harmónica

Podias tocar D menor pentatonica, E menor pentatonica e A menor pentatonica tambem (só nos 3 primeiros acordes), pois estes pertencem á escala de C maior.

Vai experimentando tocar com diferentes modos, como eu faço, que tambem devo estar num nivel mais ou menos semelhante ao teu :)

Espero ter ajudado.

Partilhar este post

Link para o post

Modos da Escala de Sol Maior

Posted Image

I-Jónio

Posted Image

ii-Dório

Posted Image

iii-Frígio

Posted Image

IV-Lidío

Posted Image

V-Mixolídio

Posted Image

vi-Eólio

Posted Image

vii-Lócrio

Já agora em Power Tab (C Major Scale)

Se observarem com atenção a tabela, facilmente se percebe como "criar" várias Escalas para um determinado acorde, neste caso é um acorde Maior e as colunas a cinzento são as notas do respectivo acorde (T, 3ª e 5ª ). Como na cultura Ocidental só existem 12 notas basta descobrir todas as combinações matemáticas que essas doze notas nos oferecem…sem deslocar as notas do acorde (T, 3ª e 5ª ).

O raciocínio é igual para qualquer acorde, seja Maior menor Dominante etc.

Posted Image

Partilhar este post

Link para o post

Escalas Menores Harmónicas

Como podem reparar apenas uma nota (Fá # a roxo) é diferente da Escala Menor Natural.

«Para variar em 3 notas por corda»

Gm

I- Harmónica Menor :)

Posted Image

II-Lócrio nat6 <_<

Posted Image

III- Jónio Aumentado :)

Posted Image

IV- Dório #4 :)

Posted Image

V- Frígio Dominante :)

Posted Image

VI-Lídio #2 :P

Posted Image

VII- Super Lócrio bb7 :P

Posted Image

Os nomes dos Modos variam um pouco de autor para autor mas...

Em Power Tab (Lá Menor)

Partilhar este post

Link para o post

essa escala penta que apresentas te ai é a de sol,certo?? é essa a escala penta mais importante?? é k por varios sites k passei, esta sempre a escala penta de sol.... :):P :P

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora