Posts Recomendados:

Luis Moreno    2

Escalas Menores Melódicas

Para não complicar muito normalmente penso no Modo Dório (ou Dórico) com uma 7ª Maior, neste caso o Fá # é a única nota alterada e para poderem destinguir melhor mudei a cor para Verde.

(3 notas por corda)

Gm

I- Melódica Menor B)

Posted Image

II-Dórico b2 :)

Posted Image

III- Lídio Aumentado :ph34r:

Posted Image

IV- Lídio Dominante :)

Posted Image

V- Míxolidio b6 :O

Posted Image

VI-Lócrio nat.2 :P

Posted Image

VII- Super Lócrio (escala alterada) ;)

Posted Image

Em Power Tab (Ré Menor)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Ruy    3

esse truque torna-se mais fácil visualizar a escala menor melódica.

Obrigado Luis! :)

Partilhar este post

Link para o post
Paw    0

isto sao mesmo bueda escalas, nao tenho cabeça nem dedos para tantas...................

Partilhar este post

Link para o post
Luis Moreno    2

Infelizmente a vida é assim não há grande maneira de contornar as escalas !!!

Mas acho que estão a complicar um pouco !

Eu apenas vejo 4 escalas até agora...

1-Maior

2-Pentatónica

3-Harmónica

4-Melódica

O problema é que para se improvisar com fluidez convém saber o braço todo, é ai que os modos fazem jeito. Um bom ouvido ajuda muito porque o cérebro passa apenas a “ouvir” as notas alvo deixando para trás as escalas e as suas inúmeras combinações !

1-Maior ( 7 Modos )

2-Pentatónica ( 5 Modos)

3-Harmónica ( 7 Modos)

4-Melódica ( 7 Modos)

Total = 26 desenhos para aprender...

Como alguém disse “ os primeiros vinte anos são os piores!” :P:rolleyes: ... :P

Partilhar este post

Link para o post
Luis Moreno    2

Escalas Diminuta + Tons Inteiros

E com estas duas Escalas “exóticas” dou por concluído este tópico pois se para o Scott Henderson estas escalas chegam, para mim também !!!

Abº7

Escala Diminuta ( 1 Tom, ½ Tom ) :rolleyes:

Posted Image

G13b9 (G7,Gm7 etc.)

Escala Diminuta Dominante ( ½ Tom, 1 Tom ) B)

Posted Image

Em Power Tab

A7#5 (A7b5, Aaug etc.)

Escala de Tons Inteiros :D

Posted Image

Escala de Tons Inteiros #2 :P

Posted Image

Escala de Tons Inteiros #3 :P

Posted Image

Em Power Tab

Não quero ouvir falar em Escalas nos próximos cinquenta anos...

Partilhar este post

Link para o post
Paw    0

bem,agora é só treinar, daki a uns dias já sabemos isto tudo na ponta dos dedos........... :rolleyes::P:P :D

Partilhar este post

Link para o post
joaocardoso    0

Exº. Numa progressão C - F - G - C , onde a tónica é , como é evidente o Dó ( C ) quais são os modos que poderei utilizar ?

Podes usar os modos que dão origem a acordes maiores em C(ou seja, podes usar o Ionian, Lydian e Mixolydian).

E agora a grande questão: porquê?

Pa como sabes os acordes formados no I, IV e V grau da escala maior são sempre maiores(desprezando aqui as sétimas e as extensões)

Ora como F é o IV grau e G é o V grau de C maior e ambos os acordes são maiores, bem como o I grau, tas completamente 'inserido' em C maior, mas não te esqueças que não podes tocar o modo de C Locrian, Dorian, Phrygian e Aeolian(pois dão origem a acordes meio-diminutos e/ou menores)

Isto não sera estar limitado a muitas regras? "...mas não te esqueças que não podes tocar o modo de C Locrian, Dorian, Phrygian e Aeolian(pois dão origem a acordes meio-diminutos e/ou menores..." E se a pogressão tiver á mistura acordes menores e maiores? Não sou obrigado a usar sempre a mesma progressao de acordes só maiores ou so menores? Tipo uma progressão em 1-4-5 maiores 2-3-6-7º menores. Posso usar conforme a minha imaginação ou não? ou como pode soar melhor um ex. uma pogressão 1-3-4-6 (é um exemplo digam la que não serve! ) e que escalas poderia usar aqui? acho tanto escalas menores como maiores.

Conclusão...temos de saber esta teoria toda seguir tantas regras se depois ninguem respeita esta regras, claro temos de ter a regras como base. Eu vejo isso mesmo em certas tabs de guitarisas fomosos eles não seguem a pogressão como tem de ser.

Vou dar um exemplo da musica liberty de Steve Vai, que é tocada na tonalidade de Mi e a pogressão da guitarra acustica é esta: E-B/D#-A-B-E-B/D#-D-A-C#-E-B-B/D#-E--B etc... esta sempre a variar , agora eu pergunto que raio de pogressão é esta?

Desculpem lá se estou a complicar tudo

Partilhar este post

Link para o post
hexed    0

joaocardoso claro que ninguem segue as regras na prática, aí é que tá a piada! :P A música evolui graças a essas regras serem esquecidas, pelo menos eu vejo assim :P

essa escala penta que apresentas te ai é a de sol,certo?? é essa a escala penta mais importante?? é k por varios sites k passei, esta sempre a escala penta de sol....

Acho que ainda nao percebeste bem a diferença entre escala e tonalidade.. é assim: essa escala pentatónica que aí tens pode até ser de sol, mas se fosse de sol# a unica diferença no desenho seria que subias mais um trasto, nada mais!

O desenho da escala não se altera, apenas avança para cima ou para baixo do braço, e é isso que define a tonalidade.

Já agora ó Luis acho que tas a complicar um pouco com a história dos desenhos dos modos, eu vejo de uma forma muito mais simples:

Supondo que estamos em C e queremos tocar todos os modos maiores de C, basta fazer algumas contas, que facilmente se decoram(acho que bem mais facilmente que os desenhos dos modos mas deixo isso ao critério de cada um ;) ).

Ora é o seguinte:

C Jónico -> C maior

C Dórico -> Bb Maior (descem um tom)

C Frígio -> Ab Maior (descem dois tons)

C Lídio -> G Maior (sobem uma quinta/descem uma quarta)

C Mixolídio -> F Maior(sobem uma quarta/descem uma quinta)

C Aeólio -> Eb Maior (sobem uma terceira menor)

C Lócrio -> C# Maior (sobem meio tom)

Passo agora a explicar o porquê dos cálculos:

Se repararem, e usando o modo dórico, C é o segundo grau de Bb Maior(Bb C D Eb F G A), logo se tocar-mos Cmin7 acompanhado de Bb Maior, tamos no modo dórico.

Vão ver que em todos os outros modos, a tónica(Dó) vai ser sempre o grau do modo correspondente na respectiva escala maior(lol sei que esta ultima parte não foi bem explicada mas pronto :) ).

Para interiorizar os modos, fui ouvindo e tentando perceber as nuances de cada um, e depois tornou-se muito mais facil de identificar e de improvisar em cada modo, isto sem meter mais formas pa complicar.

Espero ter ajudado :P

Partilhar este post

Link para o post
Luis Moreno    2

Em relação ao teu raciocínio está absolutamente certo ( eu próprio também faço essas contas...) mas isso não invalida a necessidade de saber os modos ao longo do braço ( tocar na horizontal), é a única maneira de saber quais as notas que se podem tocar, porque de contrário nunca sairias da mesma zona do braço ( é o que normalmente acontece ! )

Há 3 procedimentos a ter em conta.

1º Há que decorar os 7 Modos, (este passo é essencial, podem chamar 7 desenhos se assim o preferirem ) até deixarem de pensar onde vão colocar os dedos ( isso pode demorar anos !)

2º Depois basta mover para cima ou para baixo esses 7 desenhos para se encaixar na escala pretendida, isso já foi explicado mas podem dar uma vista de olhos nesta tabela:Tabela de Escalas/Acordes

3ª Praticar os Modos de duas maneiras: a partir da mesma nota por exemplo Sol ( G Jónio, G Dório, G Frígio etc.etc. Vertical)

e podem (devem !) praticar como Modos verdadeiros ou seja seguir os graus da escala (Horizontal). Isto foi para a 6 corda, agora o mesmo raciocínio para a 5ª corda.

Partilhar este post

Link para o post
hexed    0

hás-de me dizer porque é que da forma como eu vejo não posso percorrer o braço todo? Tenho 5 formas para a escala maior, therefore posso percorrer os modos pelo braço todo... não percebi bem onde quiseste chegar

Olha, não sei se fui eu que vi mal, mas nos desenhos dos 7 modos da escala maior que puseste na pagina anterior, acho que aquilo não ta em sol!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora