Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

zyryab

Insonorização

Posts Recomendados:

zyryab    0

Boas

Não sei se esta questão cabe aqui, mas pareceu-me o mais aproximado. Passo a explicar.

Estou com obras na minha casa, e queria insonorizar um quarto, não tanto para servir como estúdio, mas apenas para não chatear os vizinhos quando estou a tocar.

Eu sei que o soalho flutuante é, penso eu, preenchido com um material qualquer. Se esse material fôr daquele próprio para insonorização, como eu vejo em alguns estúdios, acham que isolava o som para os vizinhos de baixo ?

Como já disse, não procuro insonorização " a lá estúdio", mas apenas uma coisa que evite que o pessoal que mora por baixo me chateie.

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
andreb    7

O soalho flutuante serve para atenuar som percutidos e não aéreos, embora também os atenue porque estás a colocar massa no chão. Se é suficiente isso depende do "barulho" que vais fazer, a que horas vais tocar e da própria estrutura do prédio de conduzir som pelas paredes.

Muito provavelmente diria que não é suficiente.

Boas

Não sei se esta questão cabe aqui, mas pareceu-me o mais aproximado. Passo a explicar.

Estou com obras na minha casa, e queria insonorizar um quarto, não tanto para servir como estúdio, mas apenas para não chatear os vizinhos quando estou a tocar.

Eu sei que o soalho flutuante é, penso eu, preenchido com um material qualquer. Se esse material fôr daquele próprio para insonorização, como eu vejo em alguns estúdios, acham que isolava o som para os vizinhos de baixo ?

Como já disse, não procuro insonorização " a lá estúdio", mas apenas uma coisa que evite que o pessoal que mora por baixo me chateie.

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    433

Uma vez que se trata de uma habitação e como tens de manter as características de habitação vais ter de "jogar" sempre entre o nível de ruído que fazes e o que os vizinhos aceitam ouvir.

Aconselho-te a verificares umas bases tipo alcatifa que se colocam por baixo de uma alcatifa comum. São muito usadas nos hoteis.

O nome é Bestbase, é fabricada na Holanda, vende-se em Portugal geralmente por encomenda, coloca-se fácilmente com fita adesiva de duas faces (as das alcatifas) e atenua uns 24 ou 26 dB, não me recordo exactamente.

O preço é próximo do de uma alcatifa das boas.

Se por cima disso colocares uma alcatifa espessa, de preferência com grande densidade e com duas faces "felpudas" (há umas com feltro do lado de baixo) a atenuação dos sons que atravessam o chão já vai ser apreciável.

O preço total deve ser de uns 60 Euros por m2 para os dois tipos de alcatifa (a de isolamento, por baixo, e a de decoração por cima).

Se não colocares as colunas encostadas às paredes, se fechares qualquer buraco de lareiras ou ventiladores do prédio e se tiveres algum cuidado com o volume de som, pode ser que consigas trabalhar com música em casa um pouco mais à vontade.

Partilhar este post

Link para o post
tribu    0

vai a www.flex2000.pt , é uma empresa nacional que se dedica á produção de todo o género de espumas. têm uma série , a aglomex acoustic que se destina e fabrica uma série de espumas para insonorização, paredes, chão, controlo acustico. têm fábrica em Ovar. e os preços são muito acessiveis.

outra opção é usares lã de rocha de alta densidade para pores sob o pavimento flutuante, entre paredes de pladur e tectos falsos (aqui pode ser densidade média)

Partilhar este post

Link para o post
andreb    7

Esses 23-26 dB sao valores de laboratório. Na prática os valores serão muito mais baixos isto porque o teste em laboratório apenas contempla a transmissão do som por via directa (e num caso real existe tambêm passagem de som por outras vias) e o material muitas das vezes é apenas testado ele próprio sem estar em contacto com um material. Alem disso esses valores são para frequências médias.

Ou seja imaginemos que o chao isola digamos 20 dB. Com a alcatifa o isolamento não passará a ser de 43-46 dB e se o instrumento que ele toca for por exemplo baixo a atenuação será mínima. Solução sem gastar muito dinheiro: tocar com headphones. O caso descrito pode ser daquelas casos onde isolar a sala ou é de todo impossível para o nivel de potência sonora que ele prentende ter ou o custo é bastante elevado (realizando uma sala dentro de outra sala). Dai eu ter dito no primeiro post que isto depende de muitos factores...

Outra solução menos dispendiosa é em vez do isolamento da sala criar uma pequena caixa isolante (tipo Iso booth) para ensaiar separada o máximo do chão.

Quanto a isolamento de sons de percussao basta uma alcatifa adequada para resolver o problema

Partilhar este post

Link para o post
zyryab    0

Obrigado a todos pelas contribuições.

Como noto que existem algumas respostas muito gerais, uma vez que não especifiquei, aqui vai:

O instrumento é guitarra eléctrica. O amp tem 100 Watts mas, como é óbvio, não toca no máximo. O que se passa é que as tentativas de ligar directamente o processador de efeitos ao PC para gravação não atingem o efeito desejado. Penso que micar o amp resultará numa melhor sonoridade. Mas para isso o amp tem que estar a bombar. Penso que a audição para mixagem não trará grandes problemas

Dadas as explicações, têm alguma coisa a acrescentar ?

Thanks

Partilhar este post

Link para o post
andreb    7

Mas para isso o amp tem que estar a bombar

Pois é esse mesmo o problema. Queres gravar guitarra eléctrica, algo que facilmente chega aos 100 dB(A)... se o teu chão isolar 20 dB, passam para o vizinho 80 dB(A)... o limite são 55.

Tens uma diferença de ainda 25 dB(A)... parece pouco mas isso significa criares um chão igual (ou seja com a mesma massa) ao já existente e completamente desligado deste.

No entanto só existe verificação da lei se houver queixa e provavelmente o teu vizinho até pode aguentar mais que o limite antes de se chatear... tenho um amigo meu que tocava bateria na varanda à anos e nunca teve problemas com os vizinhos. Até acabou por comprar uma digital para praticar porque a bateria acústica estava-lhe a danificar seriamente os ouvidos.

Mas se por alguma razao o teu caso for a algo judicial terás gasto bastante dinheiro num isolamento que provavelmente não te dá garantias nenhumas. E da perspectiva da lei ganhe sempre quem é incomodado pelo ruído.

Acho que seria mais económico ires para algo deste género

http://www.jlhproducts.com/axetrak/ e colocares isto numa plataforma de madeira com borracha por baixo.

Ou construíres algo parecido.

Partilhar este post

Link para o post
jamz    0

RANDALL ISOLATION 12C a 639€ na Thomann:

Posted Image

O grau de isolamento que estás a "pedir" é muito complicado de alcançar num apartamento, mas depende sempre do vizinho de baixo. Outra hipótese que podes considerar são uns modeladores, dá uma olhada ao PodXt.

Partilhar este post

Link para o post