Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

tmo

FX stuf!!!

Posts Recomendados:

tmo    1663

Boas!

Parece-me indicado colocar aqui um post sobre um assunto que ainda não foi muito falado: EFEITOS.

O que são os efeitos, quais são os efeitos mais usados (e os menos usados) e que efeitos é que efectuam? Aaaahhh, quero dizer, o que é que os efeitos fazem em termos estéticos de som e o que é que isso significa em termos físicos na modelação das frequências?

Alguém pode ajudar?:confused:

Atenção: não quero que este post seja pessoal (meu), mas antes um local para qualquer um expôr dúvidas sobre este tema. Participem com dúvidas ou respostas ou com as vossas experiências! 8)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
V8    2

Falas de algum instrumento em particular?

Em termos gerais, acho que o mais usado será talvez a compressão (e por questões que grande parte das vezes, pouco ou nada têm a ver com estética).

Na guitarra, talvez a destruçônhe!

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1663

Boas!

Quando originalmente fiz o post, não tinha em mente nenhum instrumento específico para permitir a participação dos poucos bateristas que aqui existem, bem como outros instrumentistas.

Os efeitos que mais uso são:

Compressores, Whas, Distorções(destruições), equalizadores de várias ordens, delays, reverbs, chorus, fazers, simuladores de guitarras acústicas, etc. Sim, é uma grande miscelânea, mas o som final obtido permite uma grande mobilidade nas diversas áreas musicais. Claro que isto é tudo programado via midi..........

Aqueles efeitos que mais me têm chamado a atenção pela capacidade de transformação são os delays e os reverbs... (quê, mas esses são efeitos normalíssimos!).

Pois é, experimentem o delay assim - time: 5ms (milisegundos), feedback 100% ou infinito, volume do efeito mais ou menos a meio, volume da guitarra máximo... O som é semelhante ao duma cítara... bom, semelhante, não é igual! Acrescentem um pouco de reverb e voilá, têm um som fora do normal...

Com o reverb o que faço é outra brincadeira. Preparo o dito para ser grandioso, exageradamente grandioso, depois, corto o direct level (som da guitarra) e subo ao máximo o efect level (som do efeito). O resultado é um som sem ataque, etéreo, ambiental, lindo. Se sobreposerem outros efeitos tipo destruição, perdão distorção, rebenta-se com a casa toda.....

Partilhar este post

Link para o post
Garkie    0

Deskulpem a minha ignorância, mas a função dos compressores é...? ja ouvi dizer ke são para kortar os feedbacks, e kontrolar melhor o som, mas não sei se sera mesmo isso...alguem pode dar uma explikação melhor se possivel?

Obrigado.

Partilhar este post

Link para o post