hugogamelas

Cantinho Do Tiny Terror

Posts Recomendados:

gossard    80

O que precisas saber concretamente ?

se quiseres acompanhar a questão, podes ler o tópico (tem poucos posts): AQUI.

Mais resumidamente, posso transcrever para aqui a parte essencial:

ok.. já percebi a ideia. Quando os outputs estão ligados em paralelo, há que fazer aquela conta de dividir.

No entanto, o exemplo que aparece de seguida, e é em relação às traseiras do um Orange Tiny Terror (que tanta conversa tem trazido a este fórum :)) e que me levanta também dúvidas, porque como podem ver pela foto, e por não haver selector de impedância, dá a sensação que se podem usar duas colunas independentes de 8 ohms, se se ligar cada uma ao seu output (deixando o de 16 ohms em vazio).

Posted Image

No entanto, algures no harmony central, alguém escreveu que usando as duas saídas de 8 ohms em simultâneo, só seria correcto se fosse com duas cabinets de 16 ohms, dando a ideia que estas duas saídas do amp de 8 ohms, também estão em paralelo.

Alguém confirma isto?

Ou posso ligar 2 colunas diferentes de 8 ohms às duas saídas do amp? Não estando a transformar as duas saídas de 8 ohms, em duas saídas de 4 ohms, por estar a usar as duas em simultâneo com cargas de 8 ohms.

edit: este não é o meu TT ;), sendo que a diferença é apenas o switch de ON/OFF, tem o standbye entre as duas posições. e o outro switch muda simplesmente entre os 7 e os 15 watts.

Pelo que li no forum deles, alguém escreveu que as duas saídas de 8 ohms estão em paralelo. Isso não têm manual? No site não estava.

poix não trás manual.. mas se ng souber, abro a tampa ao gajo, e mostro a alguém que bastando dar uma olhadela me diz logo... mas provavelmente as 2 saídas de 8 ohms estão ligadas em paralelo, e a de 16ohms está sózinha, o que faz com que a teoria de se usar as duas de 8 ohms, tenha de fazer o tal ajuste matemático.

faz sentido...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Nónio    913

Méx, só se confirma o que vier no manual ;) .

Não tens manual ? Não pode ser. Tudo o que é comercializado na UE tem de ter !

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Reconhecendo que o post anterior foi um bocado para o "nulo" ... continuemos.

Quando se destapa essas 2 fichas a 8 Ohm como é que se vê a ligação ? Em série ou em paralelo ?

Esta página aqui :

http://colomar.com/Shavano/4x12wiring.html

ou ainda melhor esta aqui :

http://colomar.com/Shavano/2x12wiring.html

Pode dar-nos uma ajudinha ...

Posted Image

Posted Image

Será que assim já ajuda em alguma coisa ?

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Ou posso ligar 2 colunas diferentes de 8 ohms às duas saídas do amp? Não estando a transformar as duas saídas de 8 ohms, em duas saídas de 4 ohms, por estar a usar as duas em simultâneo com cargas de 8 ohms.

NÃO MAN ! Se eu não estiver enganado, a única forma de pores isso a dar 4 Ohm é "enganares" o gajo espetando um jack sem mais nada ligado numa das de 8 e ligares o outro a uma coluna. Se estiver correcto, o gajo debitar-te-á 4 Ohm mas posso estar enganado.

Partilhar este post

Link para o post
gossard    80

respondendo à tua ajuda, deixa-me dizer o seguinte:

- o TT não trás manual e pelos vistos nunca trouxe! já li vários reviews em vários sites e há mta gente a referir isso.

Por outro lado, o que mostras no primeiro desenho posso fazer com a coluna mesa boogie, uma vez que esta tem uma saída paralela para outra coluna, ou seja, ligo a Boogie 2x12 8 ohms a uma saída do amp, e dpx ligo outra coluna de 8 ohms à saída paralela da Boogie. O problema, é que neste caso ficaria com uma carga total de 4 ohms e como o TT não tem saída de 4 ohms, chapéu.

A solução passaria por ligar cada uma das colunas 2x12 às saídas de 8 ohms (2) que o amp tem, mas como parece que as saídas do amp estão ligadas internamente e em paralelo, também ia ficar com uma carga de 4 ohms.

Tal como alguém disse acima (ou li noutro forum já não sei), pode dar-se o caso das 2 saídas de 8 ohms estarem em paralelo e a de 16 ohms estar sózinha, e aí se tivesse uma coluna de 16 ohms, usava as duas impedâncias... mas lá está, não sei. Por isso, vou abrir a tampa inefrior e mostrar a quem trabalhe com estas coisas todos os dias... ;)

thanks anyway!

já andei à procura de uma caixinha dessas, como mostras no 2º desenho, mas nunca encontrei.. também não é grave, solução há-de ter :)

Partilhar este post

Link para o post
gossard    80

se queres ligar 2 colunas, têm que ser ambas de 16ohm, o tt só suporta 8 e 16ohm

poix.. começo a achar que sim, ligar as 2 colunas de 16 individualmente às saídas de 8 ohms, para dar o correct match.

No entanto ainda fica a dúvida.. mesmo com as duas saídas de 8 ohms a serem usadas por duas colunas de 16 ohms, ficará a outra saída de 16 ohms (ainda não usada) liberta para uma outra coluna de 16 ohms?

que vos parece?

Isto claro, partindo do princípio que as 2 saídas de 8 ohms estão em paralelo e que a de 16 ohms está "alone"

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

já andei à procura de uma caixinha dessas, como mostras no 2º desenho, mas nunca encontrei.. também não é grave, solução há-de ter :)

(Agora não estou a brincar) ... pegas numa caixa de Tupperware ou outra coisa plástica e fazes uma a brincar.

Eu tenho uma feita ... imagina lá tu ... nas costas duma das minhas colunas, a 2x12" ;) mesmo ao lado do jack de entrada.

Isto claro, partindo do princípio que as 2 saídas de 8 ohms estão em paralelo e que a de 16 ohms está "alone"

Ó tristeza ... não és capaz de desaparafusar o painel e checkar isso ?

Partilhar este post

Link para o post
gossard    80

só vi o teu post agora.. mas qd chegar a casa vou tratar disso e tentar perceber :)

acho que para abrir aquilo, vou precisar disto:

Posted Image

;):D:D

Partilhar este post

Link para o post
peperoni    0

Não será mais agradável usar uma esponja de isolamento entre o TT e a coluna? Já para nao falar que esse "andarilho de 3ª idade" (como disse o Nónio ;) ) deve ter uma portabilidade terrivel..

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora