Carter

Que Bateria Escolher?



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Carter    1

Vi um artigo numa revista que achei que merecia o trabalho de o passar quase na íntegra para o nosso Fórum. Juntei a isto a minha experiência e dai saiu esta minha “opinião.

Como escolher um Set. de Bateria, Nova ou usada? Que medidas? Tipos de madeiras?

Aqui vamos nos…

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Tudo que é novidade pode causar uma certa estranheza, levantar muitas duvidas e deixar as pessoas inseguras. A compra do primeiro Set. de Bateria não é diferente, principalmente porque a Bateria oferece uma enorme variedade de configurações, tipos de madeira, peles, pratos…enfim, um Universo repleto de acessórios.

Mas entrar numa loja não deve de significar um grande desafio ou um mistério sem solução. Tomar a decisão na hora de comprar a Bateria envolve muitos factores, e certamente o preço é determinante em alguns casos. Por isso mesmo o bom senso é a chave. Mas muitas vezes o barato sai caro…

Qual é o teu estilo?

Esta pergunta como é óbvio é difícil de responder por um iniciante, o seu conhecimento musical, variedade de timbres e sonoridades ainda é bastante reduzida.

A configuração de uma Bateria é algo muito pessoal, portanto depende de cada um.

Não existe uma regra que determine o que é correcto ou incorrecto, mas sim o que serve ou não para ti.

A maioria dos bateristas começou com set’s básicos, bombo 20 ou 22 e depois timbalões 10, 12 e 14. No entanto o Kit mais básico e “original é bombo de 20 e apenas dois timbalões, 13 e 16.

Buddy Rich por exemplo tocava na sua Big Band com um Kit muito similar aquele com que ele começou, ou seja, nem sempre temos que ir acrescentando mais coisas ao nosso Kit.

Eis as várias configurações possíveis.

Legenda

B – Bombo

T - Timbalões

C - Tarola (caixa)

Jazz:

B 18x16

T 12x8 14x14

C 14x5

Todos os bateristas que tocam este género trabalham em cima do convencional. O conceito divide-se entre Baixo, Piano e Bateria com dois timbalões, o bombo é uma “continuação” da bateria, é como que um terceiro timbalão, ele não só marca como completa o fraseado.

Pop:

B 20x18

T 10x8 12x9

C 14x5

Possui um intervalo entre as medidas, o que facilita a afinação.

Rock/Heavy/Punk

B 22x18

T 13x11 16x16 18x16

C 14x5,5 ou 14x7

É um kit bastante pratico e com muito ataque. O som normalmente é mais grave e o bombo tem mais volume, muito embora o volume dependa sempre do músico.

Se quiseres tocar com dois Bombos, é INTERESSANTE começar de inicio para te habituares a ergonomia do instrumento. (isto não é uma opinião consensual)

Fusão:

B 20x18 ou 20x14

T 8x8 10x8 12x9 14x12

C 14x5

O estilo tem muitas notas e velocidade. Por isso usa-se Timbalões mais pequenos.

Funk.

B 22x18

T 12x10 16x16

C 14x5

Como o estilo não se baseia muito nos breaks ou em frases complicadas mas sim no Groove, o bombo deve de ser consistente porque é ele que faz a marcação. Caixa deve de ter bastante ataque.

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Bateria tipica PoP/Rock

Novo vs Usado

Esta é outra dúvida.

O que compensa mais? A questão levanta controvérsia entre profissionais e lojistas.

Há os que defendem que o melhor mesmo é comprar um instrumento usado mas com nível profissional.

Segundo eles a vantagem é que a madeira quanto mais antiga for melhor, isto porque esta mais seca e vibra mais.

Outros são da opinião que as usadas estão fora do padrão de custo que deveriam seguir, que é no máximo, 60% do valor de uma nova. Também porque numa bateria usada existem alguns contratempos para os quais um iniciante não esta preparado, tais como ferrugem nas ferragens e Bombos ou Timbalões empenados.

Não comprem Gato por Lebre!

Independentemente da vossa escolha, prestem muita atenção para não serem enganados, lembra-te que os milagres não existem e desconfia sempre dos produtos extremamente baratos. Vais levar sempre aquilo que pagas-te, mas existem produtos bons e baratos bons naquilo a que se propõem, que é servir ao iniciante, um profissional já não ficara satisfeito.

O acabamento é essencial, e não é o facto de ser Maple que garante por si só a qualidade, se estiver empenada ou as juntas mal coladas, esse bombo para pouco vai servir. Uma dica…vejam uma bateria topo de gama que exista na loja, reparem em todos os pormenores, parafusos, peças etc. depois vejam as mais baratas e aquela que se aproximar mais nos detalhes á topo de gama, provavelmente será uma boa compra.

Madeiras

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Há madeiras mais porosas que dão mais graves, como o mogno ou o cedro, elas proporcionam um som mais aveludado. Se queres uma madeira com poros fechados, só que macia, existe o Maple ou o Pinho, com essas a bateria tem um som mais brilhante e vivo, os graves não são tão profundos como os das outras mas é possível atingi-los assim como os agudos.

Existe um tipo de madeira que se pode classificar de intermediário, que é Birch.

Esta madeira tem poros um pouco mais fechados e é mais dura que o Maple. O seu “defeito” é “cortar as pontas” ou seja, é como se tivesse um equalizador gráfico que tira o excesso de graves e de brilho. Por causa disso é uma opção mais limitada porque o som não varia. O conceito de pele dupla foi criado por causa desta madeira com a intenção de produzir um som mais profundo

Hoje em dia é mais difícil saber ao certo a madeira utilizada nas baterias, principalmente nas mais baratas onde em alguns caso já se utiliza misturas.

Hardware

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A escolha do hardware é muito importante, normalmente na compra de um kit já vem incluído algumas peças tais como o suporte de tarola, o suporte de prato de choques e em alguns casos também os tripés, normalmente dois.

Para mim, o hardware é das coisas mais importantes, tão importantes com a qualidade da madeira. Será que vão oxidar? Neste aspecto vocês têm que confiar um pouco no que vos dizem amigos ou professores, ter em conta se vocês vivem perto do mar pois uma bateria que tenha fama de oxidar, nessas condições muito depressa se vai detiorar. Os sistemas de fixação ou o tipo de base de sustentação dos tripés são factores a ter em conta, o ideal seria comprar uma bateria e depois escolher o hardware, independentemente de ser da mesma marca ou não do resto, isto no caso dos tripés claro, os suportes de timbaloes têm de ser da mesma marca por causa das ranhuras de fixação.

Façam alguns pequenos testes como por exemplo:

Verifiquem a firmeza do Tom-HolderPosted Image e dos tripés, coloca um prato e simula varias situações para ver como reagem, se tombam com facilidade ou não.

O pedal de bombo tem que ser robusto e firme. Vejam a tira de couro ou a corrente, se vos parece consistente. Experimentem! Reparem nas afinações possíveis que ele oferece mas também não se esqueçam que as vezes afinações a mais só estorvam.

O banco é bastante importante, ele é o centro de gravidade. Deve de ter uma base confortável, alguns bateristas usam uma moeda no orifício do banco pois já aconteceu, com o uso, o ferro do suporte furar a madeira, depois a pele e depois…isso que vocês estão a pensar! :lol:

Conclusão

O segredo de uma boa compra é procurar uma boa loja que tenha um departamento de baterias ou no mínimo um funcionário que entenda do assunto. Isso não invalida que não façam pesquisa, na Internet ou em revistas. Peçam conselhos aos amigos e aos professores.

Nunca levem a primeira opção, acima de tudo o mais importante…Experimentem!!!!!! Não se precepitem.

Carter

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MrDrums    0

Excelente tópico, Carter! És um sinhor, carago! :lol:

Eu estou actualmente a atravessar este mmo dilema que o artigo fala... a tentar escolher uma bateria nova, mas são tantas as opções que se torna bastante complicado.

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Azevedo    0

só faltava um ponto sobre acustica vs digital ;)

mas é um bom topico xim xinhore especialmente nas partes da madeira, que nunca dei muita atenção a esse factor.

mas já agora!!!!!

tenho tambem uma pearl masterworks (collectors edition 2002, que paneleirice de nome :blink: )que o meu pai comprou fez um ano à pouco tempo, então os toms mais pekenos têm uma madeira diferente dos maiores e do bombo!

é normal num set de bateria venderem-se assim?

em termos de som... não noto grande diferença, mas tambem já nem me lembro que madeiras são...

P.S. vai sair em breve a colecção integral dos pop five music incorporated com o DVD do concerto de reunião da banda que aconteceu no ano passado cá em matosinhos e foi com essa bateria que foi tocada no concerto, para não falar nos meus pratinhos bonitos que o meu pai tão simpaticamente espancou :ph34r: lolol

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Lu batera    4

Isto sim é serviço público! Obrigado, Carter, pelo excelente tópico!

Só fiquei mais triste por saber que realmente quero mudar de bateria! chuif!!!!!

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The Rock    0

Bem, deixa-me só dar-te os parabéns pela forma espectacular como tiraste a maioria das minhas dúvidas em relação à escolha e qualidade das baterias! Eu estava a pensar comprar uma daqui a uns tempos, quando tiver um trabalho que me possibilite comprar uma coisa decente, mas até lá vou ler bastantes vezes este tópico para não fazer nenhum disparate!

Gracias amigo! :ph34r:

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viuvens    0

belo tópico carter! muito bem!

eu tenho uma sonor force 2001 (20', 18', 16', 14'), pedal iron cobra e hardware pearl. e estou muito bem servido! :ph34r::(

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Carter    1

Obrigado pelo comentarios simpaticos.

Azevedo, só queria comentar contigo que tenciono em breve fazer este tipo de analise a outras partes da bateria, tais como Pratos, Baquetas, Peles e porque não Acustica vs Digital.

Um abraço

Carter

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chamaleon    0

Bom... Nunca fica mal mais um cromo a dar-te os parabéns, e por isso mesmo aqui vai: parabéns pelo bem feito, bem escolhido e util tópico Carter.

Apreciei muito. :unsure:

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Stitchz    0

Deixo este link aqui (está também noutro tópico, mas está-se a "afundar" ;) ) A mim deu-me jeito, espero que seja útil a mais pessoas. E como é basicamente informação que complementa o post original do Carter...

about buying drumsets

Enjoy :P

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