GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Guilhermesantos

Ajuda Nas Tablaturas Ou...

Posts Recomendados:

olá, comprei um yamaha NP-30 e nao sei por onde devo começar a aprender, tenho interesse em aprender algumas musicas dos radiohead e yann tiersen entre outros compositores, mas nao sei por onde começar a a prender, aconselham-me tablaturas? partituras? toco guitarra a 4 anos, e nunca necessitei de aprender partiruras, a minha duvida é se é mais simples tocar com partituras num piano do que na guitarra... oque me aconselham???????????

AJUDEM-me!!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pudim    0

Não estou a ver como é que vais conseguir tocar com tablaturas no piano. :unsure:

Na minha opinião, o melhor é começares a aprender por ler pauta. É uma coisa que te vai ser sempre útil, tanto no piano, como na guitarra, como no estudo de música em geral. Não é difícil e tens muita informação sobre isso na net. Podes escolher daqui, por exemplo.

Isto serve para tocar Yann Tiersen, música clássica e dá jeito para tocar música em geral.

** Atenção que eu do Yann Tiersen só conheço uns vídeo do youtube. Pareceu-me que ele toca música clássica e coisas do género, mas se a obra dele for mais do que isso e consequentemente as minhas afirmações até aqui não se aplicarem, façam favor de corrigir. :unsure:

Para tocar Radiohead, não sei o que pretendes mas o que me parece mais simples (parece-me ser também o outro lado da aprendizagem de piano) é tirares a harmonia de ouvido (os conhecimentos de guitarra deverão ajudar), apontares a cifra e acompanhares fazendo um padrão rítmico a gosto, com a mão esquerda a tocar uma oitava da raiz (root) do acorde (podes brincar também com a quinta, ou com o que quiseres, estou só a simplificar visto que estás a aprender) enquanto que a direita toca o acorde (em que podes variar de inversões, por exemplo). Se houver um padrão melódico, alguma espécie de solo, aí dar-te-há jeito saber ler pautas para anotares o que apanhas de ouvido. O que serve para tocar Radiohead serve, basicamente, para quase tudo o que seja pop, rock, por aí.

Para mim, isto é o básico de tocar piano: de um lado saber ler pauta e do outro saber harmonia e ser capaz de acompanhar de ouvido música pop por exemplo. É, obviamente, só a minha opinião, não sou grande músico ou instrumentista e não percebo quase nada de teoria. :unsure: Espero que te tenha sido útil, qualquer dúvida, estás à vontade para perguntar, era bom termos mais tópicos de instrução no que toca aos teclados.

Partilhar este post

Link para o post
Jamacas    0

Sugestão: sacar os acordes da música que queres tocar de ouvido ou da net, e improvisar a partir daí, para ires ganhando mais à vontade.

Aprender a toca por pauta é um processo moroso mas é possível,.. depende do tempo que tiveres disponível a gastar com isso...

Partilhar este post

Link para o post
VicenteDV    0

Pah para tocares coisas como Yann Tiersen e isso, eu aconselhava-te a tocares de partitura.

Quando forem coisas como Radiohead ou música rock, chamemos-lhe assim, toca de tablaturas. Se ja tocas guitarra, já sabes ler os acordes, é so ua questão de aprenderes a forma-los no piano também. Desta forma aprendes um pouco das duas escritas, o q é bom. A leitura por pauta não é tão simples, principalmente se ja dominas a outra, mas também é uitil

Partilhar este post

Link para o post
Keelr    0

Piano n tem nada q saber :psycho2: lolol

Preocupa-te primeiro em aprendar a fazer o que fazes na guitarra e talvez mais ainda...

Notas / Acordes / Escalas... tudo tem truques para facil memorização.

Por exemplo n admito a ninguem n saber fazer TODOS os acordes maiores/menores/setima/diminutos e aumentados/sustenidos e bemois e p ai a fora.... é so contar os intervalos das teclas. Aprende essa teoria toda primeiro.

Aprende os truques a olhar para uma pauta ou aprende a criar os teus truques no teclado, lembro-me qnd era puto de ter ficado fascinado qnd descobri q no piano se metesse o primeiro dedo na tecla da nota que queria dar o acorde (por exemplo um DO) se metesse o dedo do meio 4 teclas depois incluindo pretas, e o ultimo dedo 3 teclas depois sempre contanto pretas isso daria-me qq acorde, c essa formula so precisava posicionar o primeiro dedo na nota do acorde q queria, automaticamente consegui dar qq acorde, para dar o menor vais ao dedo do meio e desce uma tecla contando c pretas, agora ja sabia todos os menores. Um bemol é descer uma tecla nos 3 dedos, um sustenido é subir uma tecla em todos os dedos... fiquei fascinado c isto qnd era novo :facepalm:

Aprende isso, começar a dominar escalas, aprende a ler pauta e a criar os teus truques p interpretares rapido as pautas, aprende a aplicar as escalas conforme a musica (estilo p exemplo), lembro-me qnd aprendi as escalas de blues achei q era o maior, aprendi isso num dia, criei os meus truques e passado uma semana parecia um bluesman... aprende a arpegar nas escalas e a criar ritmos interessantes c as notas das escalas o q eu chamo de patterns...

Qnd ja dominares essas cenas todas e muitas mais começa a tocar o q quiseres :wub:

É p isso q qnd dou aulas a alguem o pessoal nunca mais se esqueçe do q ensino na minha cabeça é tudo truques e é isso q ensino... truques... depois cada um so tem q meter o seu feeling!

Partilhar este post

Link para o post
dgcraveiro    3

Saber todos, de chofre, pode ser difícil! Há enúmeros acordes... se me derem 5 segundos para pensar nos mais difíceis, faço-os, mas alguns não saem assim do nada! vê, no meio de uma música, um Dó#m7 b5 add b13. Até leres tudo o que lá está, torna-se complicado.

Nada como estudar todas as tríades maiores e menores, em todas as escalas. Depois passar para as quatríades e por aí fora... Se souberes todas as tríades e perceberes o porquê da sua construção, já terás as bases para perceber todos os outros mais complicados.

Partilhar este post

Link para o post