Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

PauloMag

Beginner needs help...



Posts Recomendados:

PauloMag    0

Há cerca de 5 anos e durante 3 meses tive aulas de bateria.

Desde então, nunca mais peguei numa bateria, mas agora que comprei uma e embora não tenha muito tempo, motivação não falta para fazer 'barulho'.

Pouco me lembro das aulas, mas consigo fazer os ritmos básicos e mantenho a mesma velocidade durante bastante tempo. As variações aos ritmos são ainda básicas.

Nesta fase inicial estou apenas a ouvir músicas e a tentar acompanhar alguns ritmos mais complicados e tempos fora do normal 4/4, nomeadamente com músicas de Dream Theater.

Sei que isto não é suficiente e a prática de exercícios 'modelo' fazem muita falta.

Como sinto alguma dificuldade em controlar a abertura e coordenação do prato de choques, tenho praticado um ritmo normal com ride e aberturas dos choques, mas que me soam mal.

Quando abro os choques devia bater com a baquete para fazer os prato superior vibrar ou só a abertura é suficiente?

Recomendam algum exercício para treinar a (des)coordenação do pé esquerdo?

Existem referências (exercícios, livros) online para principiantes?

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Posso por-te aqui alguns exerecicios em mp3, para praticares a abertura dos pratos choque. ja tas a tocar musicas de dream theater?? lols. ~tem alguma complexidade algumas partes.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Perlux    0

Se calhar a abertura que deixas entre o prato superior e o inferior é muita, por isso te soa mal..... eu nesse caso tenho um problema, e quando tiver a minha bateria como quero, terei de ter 2 pratos de choque, um para ter os pratos mais abertos e outros para tocar com eles muito próximo um do outro, que é como tenho agora. Quando preciso de fazer algo marcado com o pé esquerdo, tenho de o abrir mais.... o ue em certos casos não dá tempo.

Um bom exercicio de coordenação é com a ajuda de um livro muito conhecido que é este:

Posted Image

e aqui podes ver um dos exercicios mais conhecidos do livro:

http://www.sezyum.com/dersbir_syncopation.html

fazes o swing normal com a mão direita e tocar o pé esquerdo no 2º e 4º tempo e depois a partir daí é só variar e tocar os outros execicios.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Eu normalmente, toco com os pratos de choque muito proximos mesmo, as vezes encostado (deixo-os cair e fixo-os), por causa do pedal duplo. mesmo com eles encostados, podes fazer pequenas diferenças de som so pressionando ou deixando o pedal do prato choque. ja meto os mp3. só mais um bocadito. lols. ainda tao em produção! tou a passa-los agora para a net!

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão os mp3. foram gravado á pressao. hehhe. fixa os ritmos e pratica-os, nao precisas de fazer igual, até porque os ritmos foram improvisados na altura. fixa-te no ritmo principal, e começa devagar. é muito importante começar de vagar. quando te sentires avontade com o ritmo, ai começa a dar speed aos exercicios. nao sei se os exercicios, são muito ou pouco puxados para ti, ja que nunca te vi tocar. começa pelo que achares mais simples. os de pedal duplo, mesmo que nao tenhas, saca para teres uma ideia. tu e quem quiser obviamente!

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/aberturachoke1.mp3 ->472kb

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/aberturachoke2.mp3 ->437kb

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/bomboduplo1.mp3 ->904kb

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/bomboduplo2.mp3 ->492kb

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/ritmo1.mp3 ->460kb

http://carlosramosdrums.no.sapo.pt/ritmo2.mp3 ->394kb

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
PauloMag    0

Perlux: Sabes onde se vende o livro Syncopation em Lisboa?

Seria o indicado para mim nesta fase? Talvez um video ou outro livro?

_mestre_:Obrigado pelos mp3's.

aberturachoke1: Consigo fazê-lo. Abro o choques na batida antes do bombo e fecho-o no bombo. (É facil porque os dois pés batem ao mesmo tempo).

aberturachoke2: A afertura e fecho continua a ser na mesma ocasião, mas com as variações no bombo torna o exercício mais dificil. Falho algumas vezes.

bomboduplo1: Não tenho bombo duplo. Na segunda parte do exercício com o ride, gostei do ritmo com a tarola 'deslocada' (?), consegui tocar essa parte, mais devagar...

bomboduplo2: A saltar de prato em prato tão depressa, às vezes toco 'air drumming', falho pratos ou então bato neles com força desmesurada... :-)

ritmo1: Consegui tocá-lo bem.

ritmo2: -no comments- :-) Fiz algumas tentativas falhadas. Em ritmos o meu braço esquerdo só conhece tarolas, vaguear pelos bombos é coisa nunca por ele vista... É um alvo, se tentar um bocadinho cada fim-de-semana, daqui a um ano talvez consiga.

Ainda sobre choques, notei que o fecho cai sempre num bombo, costuma ser assim ou depende muito do que se queira fazer?

Soa melhor se o fecho cair junto com outro instrumento (bombo ou tarola) ou pode cair sozinho?

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Perlux    0

Paulo, na altura comprei o meu na Valentim de Carvalho, e eu aconselho-o a toda a gente, desde que se saiba ler musica um pouco de musica.

Videos.... para isso aconselhava-te tipo o Back to basics do Dave Weckl, até explica como afinar a bateria. Mas por outro lado quanto ao video do Portnoy já estamos falados, isso vai ajudar-te a ver como ele toca o que irá facilitar o teu trabalho. Por outro lado ele só fala de musicas de Dream Theater, não é um video a ensinar a tocar bateria.

Em relação ao prato de choque se estou a perceber o que queres é saber fazer as mesmas cenas que o Portnoy faz como por exemplo no inicio do 6:00... naõ é isso?

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
PauloMag    0

Não me lembro qual a música, mas o bomboduplo2 parece-me do Portnoy, certo? :-)

Não me recordo do inicio do 6:00 (aqui no trabalho não tenho essa musica).

Estava a pensar em tocar um ritmo com ride e quando o braço esquerdo estivesse 'parado' entre tarolas, tocasse no choques com aberturas e fechos (a la improviso)...

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
PauloMag    0

Drem theater - About to Crash 4:33 -> 4:45

Dream Theater - Blind Faith 1:22 -> 1:35

(Ride e choques com aberturas segundo me parece ouvir...)

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais