Arcanjus

Compilação de muita teoria

71 posts neste tópico

Será que ninguem arranja ai um pdf com arpeijos? Estilo maiores, menores, pentatonica (desculpem se meti alguma calinada mas sou meio noob)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Será que ninguem arranja ai um pdf com arpeijos? Estilo maiores, menores, pentatonica (desculpem se meti alguma calinada mas sou meio noob)

Para isso não precisas de PDFs, se sabes os acordes, sabes os arpejos... arpejos = acordes nota a nota ... tão simples como isto :facepalm:

edit: e como vai isso das traduções? vamos seguir com isso? (eu ainda nem vi os ficheiros lol)

Partilhar este post

Link para o post

Boas! Este tópico está um bocado morto mas vou tentar a minha sorte =P

Toco guitarra há uns meros 2 anitos e qqr coisa mas aprendi praticamente tudo sozinho e nunca malhei muito na teoria. Agora estou muito interessado e talvez até arranje algum sitio para ter umas aulas mas gostava de começar sozinho. Algumas coisas já dei uma olhadela mas muito pouco. As minhas questões são as seguintes: O que me aconselham para começar a nivel de teoria? Falando da compilação disponibilizada neste tópico, o que me aconselham a ver primeiro?

Cumps! :facepalm:

Partilhar este post

Link para o post

Decora as posiçoes e AS NOTAS da escala maior, os modos todos.

Presumo que as pentatonicas ja sabes, e isso tudo. Aprende onde e como aplicar a escala maior. Aprende os arpeggios. Aprende os graus dos acordes.

E, se puderes, vai ter aulas, começar sozinho é uma dor de cabeça, e vais perder algum tempo que nao precisavas se tivesses um professor.

Partilhar este post

Link para o post

Decora as posiçoes e AS NOTAS da escala maior, os modos todos.

Presumo que as pentatonicas ja sabes, e isso tudo. Aprende onde e como aplicar a escala maior. Aprende os arpeggios. Aprende os graus dos acordes.

E, se puderes, vai ter aulas, começar sozinho é uma dor de cabeça, e vais perder algum tempo que nao precisavas se tivesses um professor.

Vou começar a ter aulas na segunda :facepalm: :psycho2:

obrigado pela resposta, foi uma boa ajuda!!!

Partilhar este post

Link para o post

Eu estou na mesma situação do s1moe2 e neste momento estou a decorar todas as notas ao logo da escala. Estou também a praticar a 1ª pattern da escala maior, com a tónica em G.

Segundo percebi, aprendendo todas as variações desta escala, por exemplo, posso improvisar sobre acordes em "key" (não sei o significado próprio) de G, certo? Como posso saber que acordes fazem parte de cada "key" (A, B, C, D... etc)?

E se é assim, irra, o que vou ter de praticar/estudar... :facepalm:

Partilhar este post

Link para o post

Lawliet, eu tenho esse feeling todos os dias e ando em aulas de jazz há um ano. E olha que estudava bastante sozinho antes de as começar.

Basicamente a escala maior de dó tem estas notas.

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si certo?

Se fizeres a escala maior 1ª posiçao a começar em Dó, vais ter estas notas, certo?

Agora, se pensares em relaçao a Ré, a começar em Ré, o que terás que fazer para teres estas mesmas notas na escala?

Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Certo? Olhando para isto, o que ves aqui?

Tónica, Segunda, Terceira MENOR, Quarta, Quinta Perfeita, Sexta MAIOR, Sétima MENOR

Isto dá-te um Acorde Menor (terceira menor, e setima menor), com a Sexta Maior. Este modo chama-se Dórico.

Se fizeres isso a começar em todas as notas da escala de dó, vais ter

Dó Maior

Ré Menor

Mi Menor

Fá Maior

Sol Dominante (3ª Maior, 7ª Menor)

Lá Menor

Si Meio-Diminuto

E estes acordes, e estas notas, fazem a tonalidade de Dó (ou C). Para Sol (ou G) é seguir o mesmo raciocinio.

Partilhar este post

Link para o post

(...)

Dó Maior

Ré Menor

Mi Menor

Fá Maior

Sol Dominante (3ª Maior, 7ª Menor)

Lá Menor

Si Meio-Diminuto

E estes acordes, e estas notas, fazem a tonalidade de Dó (ou C). Para Sol (ou G) é seguir o mesmo raciocinio.

Porque é que metem sempre a sétima no V?? Não pode ser só V?

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora