Tutoriais

Ideias, guias e artigos úteis sobre vários temas no mundo da música, incluindo DIY!

Os Tutoriais do Forumusica são artigos colaborativos que todos os membros podem criar e melhorar.
Convidamos-te a usufruir, partilhar e a completar o conhecimento dos Tutoriais, quer editando/completando/corrigindo os artigos existentes, quer criando as tuas entradas! Vê regras de edição para começar.


Efeitos
    Por tmo    1.185 Visualizações   

O que há anos era heresia total, hoje em dia começa a ser cada vez mais aceite: a utilização de preamps digitais (em formato pedaleira, rack ou software para PC/Mac ou tablet) e multiefeitos pelos guitarristas e baixistas, pode afinal ser uma excelente escolha e soar bem. Neste tutorial mostra-se como tirar o máximo partido deles.

DIY
    Por tca    1.410 Visualizações   

Como primeiro projecto de utilização do suporte para a breadboard vamos construir um circuito básico de distorção com apenas um transístor: um Electra Distortion. Com 50 cêntimos em componentes, podes iniciar-te no mundo dos efeitos com este projecto e aprender a trabalhar com o software adequado!

Regras de Edição

Para que o conhecimento possa ser o mais útil possível a todos, a sua edição deve deve obedecer a um conjunto de regras simples:

  • Nome dos Tutoriais: privilegiar em Português (PT-pt). Se houver um equivalente inglês que seja mais usado, criar a entrada em inglês e colocar o link para a versão portuguesa
  • Conteúdo: deve ser original sempre que possível. Citações de outros sites são bemvindas desde que não ultrapassem uma determinada percentagem do conteúdo total(no máximo 20%).
  • Referências: sempre colocadas. Ao longo do texto ou numa "página" de "Referências", se forem muitas.
  • Edições a tutoriais já existentes: devem ser feitas no sentido de melhorar e/ou aumentar o conhecimento existente, respeitando também os autores anteriores. Todas as edições são registadas para que em caso de erro se possa recuperar uma versão anterior.
  • O que cabe nos Tutoriais? Artigos DIY guias completos! Situações passíveis de opinião, discussão, de troca de ideias são do domínio do fórum.