Amplificador 1W com um Mosfet – LAMP

    Por tca    1.163 Visitas     17 comentários    

Neste tutorial vamos construir um pequeno power amp que soa bem quando se faz o overdrive! Note-se: apenas vamos construir um power-amp com um fantástico 1W usando um mosfet a muito baixo custo!

tca
Por tca

Maker, Hacker, PhD


Introdução

A construção de um amplificador de guitarra pode ser uma das experiências mais gratificantes no DIY. Vamos então construir um amplificador de guitarra usando apenas um componente activo: um Mosfet a trabalhar em classe A.

É um amplificador minimalista inspirado nos projectos desenvolvidos e partilhados por Nelson Pass, o guru do hi-fi em classe A -  https://www.passdiy.com

A ideia deste artigo é construir um pequeno power amp que soa bem quando se faz o overdrive. Note-se que apenas vamos construir um power-amp com um fantástico 1W usando um mosfet.

Partilha o conhecimento!



O que diz a comunidade sobre isto?




Dói-me saber que gastei 200€ em dois poweramps "tipo pedal" de 5Watts que comprei há 4 anos. Não são melhores que isto e ficava melhor servido, além de aprender! Estou ansioso pelas férias para poder deitar mãos à obra e fazer uma coisa destas.

Aquela luz fica a matar! :D 

Grande tutorial, os meus parabéns e obrigado pela partilha de conhecimento @tca:yes:


Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitem para partilhar com os vossos amigos e conhecidos este tutorial no Facebook :yes:, e por que não, desafiá-los para se lançarem no DIY!

 

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, é uma Maison FA-740D, um pau com cordas do início dos anos 90.

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha ar de ser uma Ibanez 2355, uma cópia também de es-175 dos 70-80, que são umas grandes guitarras aparentemente pois nunca pus os dedos numa, por isso a minha curiosidade. Cumprimentos


Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, a FA-740D  tb é um clone.

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais
há 22 horas, xtech disse:

Já agora @tca não há aí um vídeo a mostrar a luz a piscar e tal? :) 

Tens aqui... ;) (o pré um pedal de overdrive a 9V conhecido... mas a marca não me paga o suficiente para lhe fazer referência).

 

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!


Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!


Entrar agora

  •   Voltar à Wiki   Dicionário   Tutoriais
  • Categorias

  • Posts

    • Os meus 2 cents: depende o que pretendes de "engenharia de som". Se com isso estás a dizer construir aparelhos (hardware) que processem o som, é Engenharia Electrotécnica. O @tca que te diga! Se é para especificar e implementar software (algoritmos!) que processem o som (já digital), é Engenharia informática. Engenharia Informática hoje em dia não tem hardware. No meu tempo ainda tinha um cheirinho, mas agora não tem nada. Agora, se  que pretendes é trabalho de estúdio, nenhuma delas, será mais um curso de produção musical ou coisa do género. Eh pah isso é outra coisa completamente diferente e nenhuma das alternativas de cima te vai ensinar a fazer guitarras, a trabalhar a madeira, as suas diversas propriedades, etc. Nisso até um curso de conservação e restauro te ensina mais  
    • a corda parte sempre no mesmo local? onde?
    • Como é que é pessoal. Há uns tempos atrás as selas da minha LP começaram a desfazer-se então decidi comprar uma ponte nova. Optei por uma roller brige da schaller. Só que tenho um problema. ando constantemente a partir a corda Ré. Já parti uma Lá mas pode ter sido por acaso. Uso cordas Dáddario .10-.46 . Já começa  a ser frustrante ao ponto de não confiar no instrumento para dar concertos. Já me emprestaram outras pontes para fazer o teste e deu sempre o mesmo resultado. Será da Stop tail? (ela até nao está baixa) HELP!!!!!
    • Boas. Gostaria de saber qual o modelo desta guitarra e o valor dela.  Se alguém me souber ajudar agradeço.