Construir uma PatchBox 4x4

    Por xtech    7.457 Visualizações     0 comentários    


Gastar uns valentes euros para comprar uma patchbox para organizar a pedalboard? Nem pensar. Neste tutorial podes aprender passo a passo como construir uma a um excelente preço, e pode muito bem ser o teu primeiro passo no DIY, pela sua facilidade.

xtech
Por xtech

Toco um pouco de tudo e muito de nada.
Gosto de tecnologia. Gosto do homestudio.
A música é um hobby e uma paixão.

 


Introdução

Gostavas de ter uma pedalboard que pudesse ser levada para todo o lado que fosse verdadeiramente plug and play? Ou organizá-la de modo a acabar com a confusão de cabos? Ou ligar o teu amp à tua pedalboard em 4CM sem a confusão toda de cabos por cima de pedais. Então estás no sítio certo: vamos construir uma patchbox DIY por muito menos que imaginas. Na última página do tutorial podes encontrar a lista completa de materiais e os sítios onde os podes comprar sem ter um rombo na carteira.

Vamos lá então, mãos à obra. O objectivo é construir uma patchbox DIY 4x4, isto é, com 4 entradas e 4 saídas de Jack, com uma fila no topo e outra lateral, para melhor organização. Uma patchbox permite que o sinal passe de cada uma das entradas para cada uma das saídas, o que significa que é óptimo para ter as ligações todas no mesmo sítio. A patchbox terá componentes bons de modo a não ter ruídos por ground loops, e ainda assim sairá baratíssima.

No final, vamos chegar a uma coisa destas (ou consoante a tua criatividade, uma coisa bastante mais bonita! :D )

 

13.jpg

Resultado final: Barato e bom!

Partilha o conhecimento!




  Denunciar Tutorial

O que diz a comunidade sobre isto?


Não há comentários para mostrar



Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora


  • Conteúdo Recomendado:

    • gilly
      Olá malta!
      Vou fazer uma versão reduzida de pedalboard, apenas com 5 pedais + fonte de alimentação. Vai ser uma coisa de raiz, mas simples: uma tábua pintada de preto e fixação com velcro.
      Contudo, vi que existe uma alternativa melhor ao velcro: 3M Dual Lock.
      Alguém tem experiência com isto? Vejo que vem numa panóplia de combinações de fita adesiva, dependendo do material onde vai colar.
      Preciso da vossa ajuda. Mandem vir! ;-)
       
      Abraços...
    • A.G.E.N.T.E.
      Rapaziada, adquiri há algum tempo uma Pedaltrain Novo32 que é um "pequeno" trambolho. Acontece que o saco de origem é uma treta e está longe de oferecer uma proteção  decente aos pedais. 
      Visto que carrego muitas vezes o material em transportes públicos, tenho andado à procura de sacos alternativos já que as malas rígidas são mais pesadas e incómodas de alombar.
      - O saco da Mono tem muito boa pinta, toda a malta que usa tem bons comentários sobre a qualidade mas 199€ parece-me uma bocadinho excessivo.
      https://www.thomann.de/pt/mono_cases_pedalboard_tour_2.0.htm
      - O saco premium da pedaltrain,  ronda os 139€, e apesar de mais barato li uma review (na thomann) bastante má no que toca à qualidade dos materiais e construção.
      https://www.thomann.de/pt/pedaltrain_soft_case_classic_pro_novo_32.htm
      -Há algumas malas de teclados onde se calhar conseguia fazer a festa por menos dinheiro, não sei se será o mais adequado.
      Alguém tem outras sugestões ou opinião sobre o material referido.
      muchas gracias
       
    • John10
      Decidi fazer uma nova tábua para os meus pedais.
      Comprei umas tábuas de pinho e pus mãos à obra.
       






      Ainda dá para meter mais um pedal bem apertadinho no degrau  que fiz. Ainda há possibilidade de expandir a pedaleira.
    • marcelomusicfelix
      Boas Malta!! Como é que andam?? Tudo a correr bem nas vossas guitarradas?? Precise de opiniões do pessoal Eu tenho alguns espectáculos durante o Verão já como é habitual! Este ano, vou usar uma pedaleira que adquiri recentemente, por ter umas dimensões muito pequenas, e também porque gostei muito do som da mesma, para o Pimba tanto para o Rock. A pedaleira em questão é uma Boss Me-25. Eu queria fazer uma PedalBoard para poder ter a pedaleira, mais um pedal WahWah que já usava antes que até curto dele, e também queria acrescentar o meu tablet onde este ano, terei as notas das músicas e dos solos todos que tocamos. Qual acham a melhor maneira de fazer a mesma, para ver se não me estendia no dinheiro para poder adquirir material novo ainda para o verão? Fica a questão ... já agora obrigado por estares a ler o post Thanks malta Boa continuação de guitarradas para todos
    • xtech
      Uma pedaleira é, normalmente um suporte para os vários pedais. Pode, noutro contexto, designar um conjunto de pedais ou um sistema multi-efeitos com vários pedais.
      A maioria das pedaleiras permite fixar os pedais através de uma base para fita de velcro, e podem vir em múltiplos feitios (vê aqui os modelos mais conhecidos)

      Exemplo de pedaleira (http://www.pedaltrain.com)
       
      As pedaleiras podem ser feitas em metal (alumínio é uma boa opção devido ao menor peso), madeira etc.
      Podes ver aqui um tutorial de construção de uma pedaleira em madeira:
       
    • xtech
      O mesmo que pedaleira: