Electra Distortion

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Como primeiro projecto de utilização do suporte para a breadboard vamos construir um circuito básico de distorção com apenas um transístor: um Electra Distortion. Com 50 cêntimos em componentes, podes iniciar-te no mundo dos efeitos com este projecto e aprender a trabalhar com o software adequado!

tca
Por tca

Maker, Hacker, PhD


Electra Distortion

Como primeiro projecto de utilização  do suporte para a breadboard vamos construir um circuito básico de distorção com apenas um transístor: um Electra distortion. Há numerosos exemplos deste tipo de circuitos e mais umas quantas modificações que uma pesquisa na net revelará, no entanto, vou restringir-me à versão standard.

Este é o primeiro projecto de utilização do suporte para a breadboard. O preço do material para este Electra distortion ronda os 0.5€ em componentes.

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Os meus parabéns por este grande artigo. Mesmo! Tanta informação de grande qualidade que estou ansioso por ter um bocadinho livre este mês (ainda tenho que dar avanço ao meu projecto da "guitarra do metal"(https://forumusica.com/topic/157056-projecto-guitarra-do-metal/ e de seguida vou avançar com este.

Não tenho osciloscópio nem gerador de waveform e julgo não ter nenhum dos semicondutores referidos, mas vou arranjar (pelo menos os semicondutores :D).

Quanto aos samples, soam-me muito bem, já tive pedais muito mais caros a soar bem pior!

 

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Citação

Se o DIY serve para alguma coisa para além do exercício puro de experimentação e aprendizagem é o de permitir desfazer preconceitos e falsas verdades que perpetuam a ignorância e um modo de fazer as coisas pouco claro. O que pode ser mais honesto e verdadeiro do que os resultados que se obtém com uma experiência realizada à nossa frente?

:nojento: Acredita, às vezes eu explico uma, duas, três vezes, mas... não "entra" na cabeça de muita gente. Começo a desconfiar se é ignorância, burrice ou mesmo só "cagança-de-ter-um-pedal-caro" para tirar fotos e postar no TGP (the gear polishers)....

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Exacto, mas quem somos nós para estragar o negócio? Se querem ser burros e dar 200€ por um pedal distorção, força.

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há 15 horas, zedsnotdead disse:

Excelente!!! :yes: 

:nojento: Acredita, às vezes eu explico uma, duas, três vezes, mas... não "entra" na cabeça de muita gente. Começo a desconfiar se é ignorância, burrice ou mesmo só "cagança-de-ter-um-pedal-caro" para tirar fotos e postar no TGP (the gear polishers)....

Obg!

Também me acontece o mesmo, mas ainda há pedais que vale muitíssimo a pena comprar (e.g. os Moog)

E continua a ser verdade: "If it's currently in production and you can afford it, buy it."

http://www.diystompboxes.com/pedals/schematics.html

 

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  • Conteúdo Recomendado:

    • lilzibs
      Viva malta, deixo aqui uma demo que gravei há pouco tempo e deixo também o link do meu youtube.
      Gostava de saber as vossas opiniões!
       
      Demo: https://lilzibs.bandcamp.com/releases
      Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNGYkAfbjYmI8BW21I5BE0Q
    • DEz
      Boas malta!
      Gostava de saber se têm experiência com pedais de efeitos. Se sim, quais e qual a vossa opinião sobre eles.
      Procuro algo para usar ao vivo. Não preciso de muitos efeitos, procuro acima de tudo boa qualidade de som e algo simples de usar. À partida seria apenas para acrescentar algum reverb à voz e gostaria de o poder ligar e desligar facilmente apenas com o pressionar de um footswitch. Mais tarde até poderei usar uns delay's ou um ou outro efeito aqui ou ali mas isso dependerá da capacidade do pedal em ser usado ao vivo sem grandes acrobacias.
      Tenho em vista o TC-Helicon Voiceplay Live. Pelo que tenho lido, diz ter boa qualidade de som e parece que permite o uso de um footswitch externo onde em cada switch pode ser atribuído uma função específica pelo utilizador.
      Alguém já experimentou este ou outro que possa opinar?
      Já agora, posso dizer que me passou pelas mãos/pés um Mic Mechanic 2, também da TC-Helicon, e não fiquei nada impressionado com ele. A partir do momento em que o cabo do micro passava pelo pedal, o som era afectado de um modo que não gostei nada. O som perdia força e o tom ganhava características que não me agradaram. Dá ideia que havia um compressor a actuar e eu não o podia manipular, isto mesmo com o pedal desligado. Depois de o usar durante algumas músicas, desliguei-o e liguei o micro directo à mesa. Foi um alívio, foi como se algo tivesse desentupido nas colunas!
      Agradeço as vossas opiniões! 
       
    • simplinho
      O meu canal de youtube, outra forma de dar a conhecer os meus trabalhos ! Hoje são poucos...amanhã serão mais, subscrevam, obrigado !!!
      https://www.youtube.com/channel/UCr_Wzj4gJ7A1onmPoPr0p1w
    • F.Coelho
      Alguém já utilizou este cabo: Klotz AC 106, para ligar pedais?
      Que opinião tem?
      Encontrei esta ficha técnica:
      https://shop.klotz-ais.com/media/msdocuments/AC106SW_e.pdf
      Foi-me dito que era um bom cabo, mas não o encontrei na instrução técnica do forum.
      O preço apresentado foi cerca de € 2,50/metro.
    • Alguém
      Olá. Preciso de uma ajuda.
      Tenho uma Epiphone Les Paul Standard Custom Shop e um Roland Cube 30X.
      O amplificador tem ruído de fundo que desaparece se colocar a mão no cabo junto à guitarra. Este ruído é amplificado quando mudo para distorção.
      Abaixo vídeo com a descrição do problema, quer em clean, quer em distorção.
      https://www.dropbox.com/s/2nwch7n48fz4tie/File 13-10-17%2C 16 37 48.mov?dl=0
       
      Algumas notas:
      Isto acontece com dois cabos que tenho em casa; Tenho um Peavey Vypyr 15 que não apresenta o mesmo problema, o ruído é quase inexistente; O Rolland está ligado a uma tripla com terra e a tomada também tem terra, mas o cabo do aplificador não tem:  
      Alguma dica?
    • tca
      Tutorial - MOSFET: numa configuração habitual
      Resumo:
      Neste tutorial vamos realizar uma experiência muito prática de modo a perceber como funciona um MOSFET numa configuração particular muito utilizada, em particular, nas montagens de tutoriais anteriores.
      ...

      Ver tutorial completo