Potpourri de Amplificadores de Guitarra

    Por tca    14.363 Visualizações     7 comentários    


Neste tutorial vamos construir um power amp e discutir algumas tipologias de amplificadores para guitarra. Aventura-te e fica a conhecer melhor o mundo dos amplificadores de guitarra!

tca
Por tca

Maker, Hacker, PhD


Introdução

Neste tutorial vamos discutir uma alguns amplificadores de guitarra de uma forma informal, discutir tipologias e ideias para experimentar na breadboard. A totalidade dos esquemas deste texto foram experimentados e funcionam.

No fim vamos construir mais um power amp. A técnica de montagem  será ponto a ponto e o amplificador final utilizará mosfets numa configuração em classe A pushpull.

A sugestão que dou para complementar a leitura deste este texto é procurar as tipologias e referencias que vou dando ao longo do texto. As coisas aqui descritas não são rocket science mas há muitos detalhes a considerar. A explicação completa dava quase para escrever um livro sobre o assunto. Não há muita coisa escrita sobre amplificadores de guitarra solid state mas o livro de Teemu Kyttälä, “Solid -State Guitar Amplifiers” é uma excelente referência para ler no mês de férias que se aproxima (o link para download do livro completo está mais à frente no texto).

Boas leituras e construções.

Partilha o conhecimento!

  • Útil 2
  • Obrigado 1



  Denunciar Tutorial

O que diz a comunidade sobre isto?


há 4 horas, Mr. Smith disse:

Mais um grande post!

Pessoal noob como é que faz para ler o esquema e fazer as ligações na prática?

Tens de ser mais específico, o que queres dizer com as ligações na prática? ;)

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais
On 11/08/2017 at 19:27, tca disse:

Tens de ser mais específico, o que queres dizer com as ligações na prática? ;)

O que pergunto é como olhando para um esquema dos que metestes como é que chegas aqui? Provavelmente a resposta para ti parece óbvia ou até uma não pergunta a que faço, mas quem nunca fez nada disto....

Compras os componentes, olhas para o esquema e agora? Para quem começa como é que faz?

Cumps,

 

IMGA0709.JPG

  • Gosto 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora


  • Conteúdo Recomendado:

    • xtech
      Ora bem, entrou 2021 e apesar de não haver NAMM, as novidades "andem aí".
      A Ibanez tem umas guitarras bem bonitas:

      Rg Genesis, MIJ, abaixo dos 1000€
       
      E uma metal axe baratinha mas com grande aspecto... aquele braço cinza escuro é muito porreiro.

       
      Postem aí as novidades que vão encontrando 
    • luigimoloko
      Olá a todos!
       
      Vou iniciar a construção de um amplificador baseado no Dumble SSS 002# e estou curioso para saber se alguém por aqui já construiu algum. 
      Seria interessante trocar impressões e experiências sobre este modelo. Se houver interesse posso documentar a construção do amplificador passo a passo.  A informação foi toda recolhida no site ampgarage, um local repleto de conhecimento sobre muitos modelos desse construtor.
      Cumprimentos!
    • xtech
      E porque o @stratocosta falou nisto num tópico aqui ao lado:
      Sempre me meteu alguma espécie a questão do tone "quente", "nasalado", "muddy" (lamacento?), etc. Às vezes em discussão com os amigos, vejo que o que é um som "quente" para um, para outro não é, e volta  e meia ninguém se entende.
      É possível chegarmos a uma descrição "standard" dos sons que seja comum para todos?
      Começo por este: som "nasalado", para mim é o do solo a Lights of heaven do Satriani:
      Concordam?
    • jm.customguitars
      Boas
      Para começar não sei se é o local ideal no forum para deixar este post, se acharem por bem muda~lo por mim ta 5 estrelas, obrigado.
      De regresso a Portugal resolvi avançar com os cursos que tinha em mente.
      Vou criar as possibilidades de quem estiver interessado construir o seu próprio instrumento, ou para uso próprio ou mesmo para se profissionalizar no futuro.
      Tenho de dizer que não e por construirem uma guitarra que poderão ja perceber tudo e serão mestres com um conhecimento infinito, existe muita coisa que irão depois descobrindo e desenvolvendo no vosso caminho, no entanto quem quer construir a sua própria guitarra mas não sabe como, esta é com certeza uma das oportunidades que tera.
      Eu sei que existirão pessoas que dirão que é caro, pois eu ate percebo isso mas tenham atenção que ja por si so no curso acabarão por ter uma guitarra com o valor do curso, ou seja so por si so ta pago, mas ainda terão conhecimento para começarem outra e a aperfeiçoar a partir de um ponto ja elevado e não com tentativa e erro.
      Como costumo dizer, construir uma boa guitarra e fácil o difícil é construir uma guitarra excelente e essa "pequena" diferença é enorme
      Quem quiser saber mais pode fazer perguntas diretamente aqui ou se preferir diretamente por email.
      https://construiraminhaguitarra.jimdofree.com
    • jorge_may
      Boas pessoal, estou a pensar iniciar no mundo do diy com um kit de guitarra single cut da harley benton. Sendo que a nível de montagem da guitarra em si não terei problemas (estou habituado a fazer os setups das minhas guitarras e nunca tive problemas ate agora) e a nível da eletronica o kit é bastante basico, penso que onde terei mais dificuldade será na parte da pintura/envernizamento.
      Alguém me consegue ajudar nesta parte? Que passos devo seguir? Que tintas, vernizes são recomendáveis, que marcas e lojas onde se podem comprar? Etc....
      Obrigado desde já pela ajuda.
    • Danicafd
      Boas.
      Tenho estado a pensar em construir um pedal de distorção para baixo, baseando-me com o que há pela net e com aquele tutorial fantástico do @tca.
      O que eu tenho estado a pensar é que não quero fazer um pedal alimentado a pilhas. Será que poderia fazer um pedal com a entrada para aqueles transformadores normais de 9V em vez da pilha? Iria alterar nalguma coisa a eficácia do pedal?
      Cumps,
      Daniel