Como usar processadores multiFX para Guitarra/Baixo/outros

    Por tmo    7.152 Visualizações     26 comentários    


O que há anos era heresia total, hoje em dia começa a ser cada vez mais aceite: a utilização de preamps digitais (em formato pedaleira, rack ou software para PC/Mac ou tablet) e multiefeitos pelos guitarristas e baixistas, pode afinal ser uma excelente escolha e soar bem. Neste tutorial mostra-se como tirar o máximo partido deles.

tmo
Por tmo

WHAT IS NOT TOLD ABOUT MULTIFXs

 

Uma conto repescagem de 2007 (a pedido de algumas gentes) por tmo...

Ora bem, qual é a grande vantagem de utilizar um pré digital ao invés de usar um analógico? Pondo de parte o rombo no orçamento que os diferentes prés fazem, a grande vantagem destes sobre os outros é a versatilidade de timbres que podem gerar. E para quê? Perguntais vós... simplesmente para poder chegar a mais pessoas e permitir o estudo do “Holly Grail of Tone” sem se ficar a pedir nas ruas. O que se irá abordar de seguida torna-se válido para Guitarristas, Baixistas ou outros instrumentistas que usem Setups idênticos aos que aqui se indicarão.

Nota informativa ao leitor: o texto que se apresenta de seguida contém linguagem eventualmente chocante e disruptiva. Convenhamos que o texto original tem pouco mais de 10 anos... contudo, os princípios aqui referidos mantém-se sólidos uma vez que são transversais a praticamente qualquer setup.

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Excelente tópico, master tmö! Era boa ideia porem isto como topico fixo. master tmö para presidente!!! :) :)

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Excelente tópico, master tmö! Era boa ideia porem isto como topico fixo. master tmö para presidente!!! :):)

Subscrevo em absoluto, no entanto e para tópico fixo:

1 - O título do tópico poderia ser um pouco menos poético;

2 - O título do tópico poderia ser um pouco mais pedagógico (mais objectivo em relação ao assunto tratado).

Isto se o tópico fosse para fixo e à consideração do autor é claro. O mais importante é o conteúdo e nisso está excelente. Aguardo com expectativa futuros desenvolvimentos.

Cumprimentos,

AE

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Excelente tutorial @tmo.

Agora, se não te importas, te "convidava" a desenvolver um pouco a questão da pedaleira controladora MIDI.

Pelo que percebi noutro post, usas a famosa Behringer FC1010.

Ja estive tentando em a comprar, mas li algures, que a sua implementação com os softwares do mercado, não é directa, havendo quem venda uns chips, para que o seja.

Qual é a tua experiência com esse "problema"?

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@pgranadas Não tenho esses problemas porque não uso essa pedaleira, apenas a refiro como possibilidade. A que uso é a Roland FC200 (desde 1998 sem qualquer problema, diga-se), vem apenas com 1 pedal de expressão, mas tem possibilidade de ligar +6. No total uso 3 pedais de expressão: um para gerir o drive/nível de distorção, um para os efeitos que me apetecer no momento (nos quais posso misturar whas com whammys ou outras avarias em diversos parâmetros de diversos efeitos, que ligo e desligo com pedais on/off) e outro para gerir a mistura entre o "Direct level" e o "Wet level" do reverb.

Assim que tiver oportunidade, aprofundo, de facto, a página do CHAOS CONTROL...

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Eu ja uso este esquema de guitar+pc+ pedaleira fcb 1010 à  4 anos e é expetacular o que eu consigo fazer!

O novo amplitube 4 lançado està ao nivel dos processadores profissionais tais como kemper, axe fx  com grande vantagem na ediçao muito mais facil no pc...

 

Sabendo que nao é a toa que encontras marcas licenciadas no amplitube 4 tais com orange, fender, mesa boogie, orange, etc.. com 1 som soberbo

Eu ja migrei para um MUNDO VIRTUAL E SOU FELIZ!!! (e sem preconceitos o meu ouvido é o meu juiz!!!)

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há 19 horas, flip79 disse:

Eu ja uso este esquema de guitar+pc+ pedaleira fcb 1010 à  4 anos e é expetacular o que eu consigo fazer!

E que tal foi ligar a fc1010 ao Amplitube? Tiveste de fazer algum mod, ou foi uma configuração pacífica?

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desculpem o testamento nas a vida nem sempre e simples...

Infelizmente tem muitos truques e dicas:

O sistema operativo e o windows seven que é onde a minha placa de som é mais estavel.

O reaper foi o programa que tornou o amplitube a fcb 1010 trabalhar sem erros nenhum, estabilizou o o funcionamento e 5 horas seguidas diarias todos os dias sem crash! O modo stand alone com a fcb 1010 .nunca funcionou estavel.

Eu uso pc windows mas 1 pequeno i3 2,20 4ghz e chega me . (esta geraçao de i3, i5, i7 são mais fiáveis para o amplitube.

A minha placa de som e uma esi esu sao 24 bits 94hzs e são a garantia de 1 som melhor...tem entrada hi-z propria para guitaras e parace me que o som que não sai tanto comprimido como outras placas que eu usei.

De todos programas o que mais gosto sao o amplitube 4 eu uso o meu baixo fender no amplitube fender e o som e bom.

A minha guitarra acustica tambem uso no amplitube .

A pedaleira da behirnger que eu suso tem 4 anos e uso todos os dias e é excelentemente contruida, duravel, 110€ uso a todos os dias, ate o pedal wh funciona direito.

Ligo a pedlaira ao portatil via cabo midi usb converter 13€ porque a minha placa de som não tem midi in.

A edicao da pedaleira é 1 pouco dificil e aconselho a usar o UNO que já e 1 solução já preparada.

Embora existam muitos tutoriais na net sobre congfigurar a fcb 1010 e o amplitube... eu confugurei sempre tudo mao... mas para as pessoas aconselho 1 chipe uno.

 

As pessoas esquecem muitas vezes e para se ter um som optimo de guitarra nos phone é preciso ter 1 phone profissional pelo menos 100€ porque reproduzir as frequencias da guitarras não é facil e so os bons phones reproduzem perfeitamente estas frequencias e uso 1 phones de studio da sony a à 17 anos todos os dias 5 horas e estao perfeitos mesmo quando se puxa por 1 amplitube mesa boogie eles aguentam a vibraçao e o massacre...

 

 

 

 

Eu uso para ensaiar e para tocar com amigos musicos que estam no mundo todo e menviam wav com as musicas ,eu faço e baixo, a guitarra eletrica, acustica e envio pela net os meus amigos montam o som numa daw e eu sou pago!

 

Toco em casa com muitos amigos que tem edrums, teclados baixos,

 

Eu toquei mais de 20 em bandas e a banda acabou e com mulher e filhos fiquei com numa depressão, entao foi a procura de ser feliz e à 5 anos que hoje tenho estes projetos todos na minha casa....a minha filha ta na sala com a minha mulher a ver tv e eu tou a lado delas a tocar no meu pc guitarra sem chatear ninguém... mesmo com 1 edrum, o baixo ou synth não se ouve nada...

 

Pode parecer estranho eu vendi a maior parte do meu material profissional so fiquei cm 1 PRS custom.... eu nem afinador tenho, não toco com 1 ampli a mais de 5 anos...

 

MIGREI PARA VIRTUAL E SOU FELIZ A TOCAR COM MUSICOS DO MUNDO TODO QUE ME MANDAM AS MUSICAS EM WAV E FAFEMOS MUITAS MUSICAS NOSSAS! Quantas vezes o teclista meu amigo na turquia tem 1 ideia grava e me envia e eu fico logo todo ansioso por criar algo,,,, tenho amigos que emigragaram musicos no brasil, canada, turquia, israel, uk e em vez de chorar a distancia faço coisa boas, agora ate conheci 1 amigo frances que toca teclado e canta e me esta a mandar as musicas.. e este é o meu novo projeto!!!!

 

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    • F.Coelho
      Todos nós já experimentámos guitarras com uma escala de 24,75” e guitarras de 25,5”.
      No primeiro caso estão, normalmente, as designadas Les Paul. No segundo, as Stratocaster.
      Uma pergunta que é legítima de se colocar é: Faz assim tanta diferença tocar numa ou noutra escala?
      A resposta não será fácil.
      Vejamos:
      24,75” correspondem a 628,65 mm.
      Enquanto 25,5” correspondem a 647,70 mm.
      No fundo a diferença entre escalas tem um valor de 19,05 mm ( 647,70 - 628,65 = 19,05 mm), ou seja, aproximadamente 2 cm.
      Estes 2 cm distribuídos ao longo do comprimento da escala não traduzem grande alteração nas larguras entre trastes.
      Matematicamente, por exemplo, na escala de 25,5” o espaço entre o 4.º e o 5.º traste tem uma largura de 28,85 mm e na escala de 24,75” o mesmo espaço tem uma largura de 28,00 mm. Ou seja, a diferença entre ambos é um valor de 0,85 mm, não chegando, portanto ao valor de 1 mm.
      Essa diferença poderá ser um pouco maior da pestana ao 1.º traste, um pouquíssimo maior que 1 mm, mas à medida que se avança para os trastes mais perto do corpo da guitarra essa diferença começa a ser desprezível.
       
      Portanto, todos dirão,”Este fulano deve querer descobrir a pólvora?”.
       
      Vamos fazer esta experiência:
      Peguem numa guitarra com a escala de 24,75”.
      Coloquem o indicador na nota G (3.º traste) da 6.ª corda.
      Agora, com o dedo mindinho vamos fazer a sequência “Hammer”-”Pull off”- “Hammer” na nota B (7.º traste).
      Agora passem para a 5.ª corda e repitam o movimente entre as notas C e E.
      Depois para a 4.ª corda, entre as notas F e A... e assim sucessivamente até chegarem à 1.ª corda.
      Lá chegados façam o caminho inverso. E repitam o exercício até se sentirem confortáveis (ou não).
       
      Agora peguem numa guitarra com a escala de 25,5” e façam o mesmo exercício.
       
      No exercício, a diferença da distância entre trastes nas duas guitarras é de 2,5 mm aproximadamente.
       
      Consoante as características das mãos de cada um muita coisa poderá acontecer, a saber:
      Mão pequena – dificuldade em fazer o exercício em ambas as guitarras;
      Mão um pouco maior – alguma facilidade na guitarra de 24,75” mas não praticável na guitarra de 25,5”;
      Mão um pouco maior – conforto na guitarra de 24,75” e alguma facilidade na de 25,5”;
      Mão um pouco maior – demasiada facilidade na guitarra de 24,75” e conforto na de 25,5”;
      Mão grande – talvez optem por uma guitarra com uma escala maior.
    • jorge_may
      Boas pessoal, estou a pensar iniciar no mundo do diy com um kit de guitarra single cut da harley benton. Sendo que a nível de montagem da guitarra em si não terei problemas (estou habituado a fazer os setups das minhas guitarras e nunca tive problemas ate agora) e a nível da eletronica o kit é bastante basico, penso que onde terei mais dificuldade será na parte da pintura/envernizamento.
      Alguém me consegue ajudar nesta parte? Que passos devo seguir? Que tintas, vernizes são recomendáveis, que marcas e lojas onde se podem comprar? Etc....
      Obrigado desde já pela ajuda.
    • Terrasaw
      Boa noite a todos,
      Toco guitarra eléctrica há alguns anos. O meu material não está comigo de momento, por isso queria comprar uma acústica para matar o bicho.
      Procuro uma clássica com cordas de nylon e escala 3/4. Acho que com 150€ já conseguiria algo decente e não quero gastar muito mais do que isso.
      Vejo algumas interessantes na Thomann, mas estou aberto para procurar outros vendedores. Nesta altura não posso ir às lojas experimentar as guitarras, por isso gostava de ouvir as vossas recomendações e/ou opiniões.
      Obrigado desde já.
    • Marcelo Gomes Fernandes
      Boa Tarde Malta,
      Vamos interagir e trocar ideias?
      Quem é canhoto tal como eu e Hendrix? LoL  (Humilde comparação...)
      Abraços
       

    • Miguel Berkemeier
      Olá a todos!
      Aqui partilho o meu canal de youtube, onde vou colocando composições minhas de diferentes estilos (desde a música clássica ao metal, passando muito pelo mundo celta), sobretudo instrumentais, para já, e com vários instrumentos (essencialmente violino, guitarras e teclado/piano).
      https://www.youtube.com/channel/UCj9EpPCocXcqEzQoQhmyFAw
       
      Espero que gostem, e quem gostar subscreva!
       
    • Danicafd
      Boas.
      Ultimamente tenho estado a pensar em conectar a saída de um amplificador de guitarra à entrada de um amplificador de baixo.
      As minhas perguntas, se alguém me souber responder, é:
      -isso estragaria algum dos amplificadores?
      -daria muito hum, ou feedback, mesmo com ambos os canais em clean?
      O motivo pelo qual tenho estado a pensar neste assunto, é que tenho um chorus excelente no amplificador de baixo, mas não tenho acesso a distorção só com esse amplificador. Já o de guitarra tem uma distorção razoável, mas o resto dos efeitos deixa a desejar.
      Cumprimentos e votos de boas festas a todos!