Entra para seguir isto  

Aprender um solo - Disposable Heroes (Metallica)

    Por ncarmona    1.677 Visualizações     2 comentários    


Aprender um solo pode ser uma experiência desafiante. Neste tutorial vais aprender um método para explorar passo a passo um solo de heavy metal, neste caso em concreto o solo de Disposable Heroes dos Metallica na guitarra.


1ª parte: Preparação

O meu requisito para aprender um solo – especialmente em modo auto-recriação - é ter de gostar dele ou, pelo menos, que este me exerça algum fascínio. Sem isso, facilmente perco a paciência.

O meu primeiro passo é sempre aprender a cantarolar o solo. Não nos detalhes. Só as linhas melódicas gerais. Comparado com pintura, é como se estivéssemos a ver o quadro de longe: dá para perceber o conceito e a composição mais ainda não para ver os detalhes técnicos. E não é só o solo, também é importante ter noção do(s) riff(s) que o acompanham. No caso do solo do “Disposable Heroes” temos 3 riffs: o primeiro é igual ao que é tocado na bridge (chamemos-lhe Riff 1), o segundo é uma breve sequência de acordes (Riff 2) e que é tocada aos 4:45 e aos 4:55 e finalmente um riff (Riff 3) que é inspirado no 1º (a partir dos 5:05). Mais tarde vai dar muito jeito.

 

Isto tudo porquê? Porque o ouvido e a memória auditiva são o mais importante quando se toca um solo aprendido. Deveríamos tocar como se estivéssemos a cantar. Não preocupados com as notas em si mas com o “desenho” que estamos a querer reproduzir.

 

O segundo passo é arranjar a tablatura e fazer-lhe as correcções que achemos necessárias. Eu tenho a tablatura como o ponto de partida para aprender um solo mais complexo. No meu caso, a memória visual funciona melhor que a memória auditiva: consigo mais facilmente memorizar uma pauta, tablatura ou desenho na escala da guitarra do que os sons propriamente ditos. Por isso, a tablatura ajuda-me a ir organizando as ideias. Tento ir por partes, uma secção de cada vez.

Quero chamar a atenção para uma coisa: o mais normal é as tablaturas estarem erradas. Ou as notas estão erradas ou, estando certas, as posições escritas na tablatura não fazem muito sentido. Os vídeos no Youtube mostram que muitas vezes os guitarristas que escreveram os solos não os tocam como está indicado na tablatura. Eu encaro a tablatura como um ponto de partida para aprender as notas do solo. Muitas vezes reorganizo as posições conforme me faça mais sentido e corrijo as notas erradas se me parecer que elas existem. Em resumo, não se prendam à tablatura. Não é uma escritura sagrada.

É o caso do Riff 1. Na maior parte das tablaturas que encontrei aparece:

59mD3-agI2iBYN5CSfoPjcyydqVTo-1zO_cr8hFl

Só que isto não corresponde ao que oiço. Hoje, graças à internet, é possível conseguir se é problema do nosso ouvido ao da tablatura. Oiça-se a guitarra isolada aqui:

e os Metallica a tocar o riff ao vivo …

… para se perceber que o que afinal eles tocam será antes isto:

9Ff_hgVgkzA0rSetAZbTuPdJ6MU5MOGzhCtnuGg6

Fonte: Songsterr (https://www.songsterr.com/a/wsa/metallica-disposable-heroes-tab-s23389t2)

Se bem que acho que, nos pull-offs, eles tocam power chord.

 

Partilha o conhecimento!




  Denunciar Tutorial
Entra para seguir isto  

O que diz a comunidade sobre isto?


Antes de mais gostava de dar os meus parabéns pelo tutorial, numa matéria infelizmente pouco usual, que é um tutorial de "instrução e técnica" e de partilha de experiência sobre como aprender a tocar, neste caso um solo.

Pareceu-me uma excelente maneira de aprender um solo, especialmente quando às vezes o que se arranja na net não é 100% certo, especialmente em solos e coisas mais complexas. 

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do artigo foi excepcional. É interessante da forma como Foi explicado, de maneira bem fácil com exemplos práticos que você pode aplicar. eu tenho certeza que vai me ajudar bastante para melhorar,mas também que eu li um artigo interessante em um blog que falava de um assunto interessant aqui esta o link: https://7segredosmusicais.blogspot.com/2018/06/formas-infaliveis-de-melhorar-o-seu.html?m=1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora