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Como encordoar uma guitarra

    Por John10    3.056 Visualizações     0 comentários    


Cordas novas desafinadas? Nunca mais.

John10
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    • Priscila Ferreira
      Boas!
      Sou vocalista, de Vila de Prado (entre Braga e Vila Verde) e procuro guitarrista para fazer um projecto de música medieval.
      Procuro também flautista de bisel.
      A música "The Wolvenstorm" do jogo Witcher 3 é o exemplo perfeito do que gostaria de fazer.
      Estou aberta a fazer covers ou originais, ou ambos.
      Gostaria de no futuro tornar o projecto comercial, ou seja, actuar em eventos, por isso preciso de gente séria e comprometida com o projecto.
      Até já!
    • F.Coelho
      Antes que este link desapareça por algum motivo, deixo-vos aqui algo para ler nos tempos livres:
      https://www.researchgate.net/publication/233420802_Vibroacoustical_Study_of_a_Solid-Body_Electric_Guitar
      Estou a ler aos poucos. Estou a gostar. Tem algumas coisas que confirmam aquilo que se fala aqui, outras são "novidade" (pelo menos para mim).
      No entanto, também temos que observar algumas dificuldades deste tipo de trabalho. Deixo aqui uma conclusão do autor:
      It seems that the three guitars dynamically behave in a very similar way, with almost the same modal frequencies, modal dampings and mode shapes. However, for the 4th mode of Ash guitar at 387Hz(torsional mode),whatever the excitation method, we can notice a significantly different modal damping compared with the otherguitars (circled in Fig. 3.8).
      From this Modal Analysis study, it can be concluded that the close similarities in term of dynamical behavior (modal parameters) of the three tested guitars are certainly due to their identical shapes and dimensions. The mode shapes show that the neck (plus the headstock) vibrates much more than the body, which could mean that the material of the neck has more influence than the material of the body on an electric guitar’s tone. Nevertheless, since the necks of these three tested guitars come from the same maple trunk, the slight and subtle differences in tone perceived by the participants of B.Navarret’stestbetweenthethreeguitarsmaybeduetothedifferentwoodsusedfor their body, particularly for ash.
      In general, the type of connection (glued, bolted, screwed...) between the neck and
      19 CHALMERS, Master’s Thesis 2009:76
      the body is also of paramount importance, since it contributes to the overall damping i.e. the sustain of the guitar. For all the three tested guitars the neck is screwed to the body, so we can not compare that parameter. This being said, other important parts of an electric guitar which might have an influence on its tone are the string ends, where each of the six strings are connected to the instrument. This is the focus of the next chapter.
       
      Fonte:
      Master’s Thesis in the International Master’s program Sound and Vibration
      YO FUJISO
       
      Team Lutheries – Acoustique – Musique (LAM) 11 Rue de Lourmel – 75015 Paris, France
       
      Department of Civil and Environmental Engineering Division of Applied Acoustics Vibroacoustics Group
      CHALMERS UNIVERSITY OF TECHNOLOGY Göteborg,
      Sweden 2009 
    • Super_Sumo
      Bom dia,
      Estou a pensar comprar uma guitarra estilo Gibson 335, mas não pretendo gastar muito dinheiro por isso terei de ir para uma alternativa. Conheço muitas marcas que fazem guitarras estilo 335 bastante bem, desde Guilds, eastman guitars, Tokais, Yamaha etc. No entanto nenhuma delas apresenta um preço razoável para a minha carteira.
      Alguém tem sugestões ou experiência nesta matéria?
      Já pensei na epiphone dot claro mas estou a ver se aparecem mais opções.
      Encontrei uma epiphone que é um ligeiro upgrade da DOT : https://www.musicstore.de/pt_PT/EUR/Epiphone-ES-335-Pro-Limited-Edition-Iced-Tea/art-GIT0038914-000
      No entanto já está Sold Out =(.
      Para mim o mais importante é a construção da guitarra e a qualidade nas madeiras/braço e prefiro sacrificar nos pick ups porque mais tarde poderia fazer upgrade para uns Gibson 57 classic.
      Também estou sempre a ver o OLX para ver o que aparece, em 2ª mão vou certamente conseguir melhores preços.
    • Afonso Martins
      Boas. Sou guitarrista e vou começar este ano a tocar numa banda de baile profissional. Quando tinha um dupla estava habituado a tocar com estante e portfólio mas agora que estou em algo mais profissional isto não fica tão bem. Conheço pessoas que usam tablets com as letras e os acordes, e outras que usam dossiers A3 deitados no chão com os acordes das musicas para se orientarem em palco. Gostaria de saber as vossas recomendações e se têm alternativas. Muito obrigado e um resto de uma boa noite.
    • Jorge Abreu
      Boa tarde pessoal!
      Antes de mais peço desculpa estar a criar um novo tópico mas não encontrei nenhum adequado... :/
      Queria pedir uma ajudinha
      Eu gostava imenso de tocar a “Chaga” dos Ornatos Violeta mas infelizmente não aparece grande coisa na net de tabs pra música e eu não tenho talento o suficiente pra conseguir aprender tudo de ouvido.
      Eu já sei algumas partes mas gostava de conseguir apanhar a música na totalidade!
      Obrigado e cumprimentos pessoal \m/
    • F.Coelho

      Um assunto que ainda não vi (pelo menos nos últimos tempos) debatido no fórum.
      Existem muitos links sobre o assunto. Escolhi este por exemplo:
      http://www.buildyourguitar.com/resources/tips/aangle.htm
      Numa primeira análise, um ângulo que obrigue a levantar os saddles, coloca o "braço para trás".
      Ou seja, a zona da pestana do braço fica mais junto ao nosso corpo.
      A figura a seguir (vista do alto) procura exemplificar 3 possíveis situações e implicações na maneira de tocar(?)

      Alguém tem experiências a contar sobre este assunto?
      Vantagens e ou desvantagens?