Como escolher o melhor cabo de guitarra?

    Por xtech    12.990 Visualizações     26 comentários    


Estás à procura de um cabo para a tua guitarra ou para ligar os teus pedais e não sabes como escolher? Neste tutorial vamos explicar o que é verdadeiramente importante na compra de um cabo - e como ir ver para além do marketing dos fabricantes - para que possas escolher o melhor cabo, ao menor custo possível.

xtech
Por xtech

Toco um pouco de tudo e muito de nada.
Gosto de tecnologia. Gosto do homestudio.
A música é um hobby e uma paixão.

 


O som da guitarra

No geral, as guitarras produzem um sinal com uma corrente eléctrica cerca de alguns miliAmperes (ou seja, uma quantidade bastante pequena) a alguns miliVolts (idem). Pela lei de Ohm, isto significa que a potência de um sinal de guitarra é muito baixo (na ordem dos miliWatts). Uma vez que o sinal não é forte, alterações relativamente pequenas às suas características terão necessariamente consequências sonoras. Interessa pois, nesta vertente, que o cabo a comprar preserve ao máximo as características do sinal original, que seja robusto contra influências externas (ex: ruído causado por fontes electromagnéticas).

O som de uma guitarra tem estende-se (para a afinação standard) entre os 80 Hz e os 660 Hz, no entanto, com os harmónicos e sobretons a gama completa ronda entre os 50 Hz e os 5000 Hz. Alterações à estrutura do sinal afectarão necessariamente as frequências (quais delas, iremos ver na página seguinte) e consequentemente, o som produzido. Daí que os cabos adequados (não necessariamente caros) tenham muita influência no que ouvimos no som final.

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Finalmente foi publicado este artigo na nossa wiki sobre cabos de guitarra, um assunto que me é bastante caro :)

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há 3 minutos, zedsnotdead disse:

Efeito "pelicular" ;), de película.

Corrigido! Obrigadíssimo pelo reporte do "typo" :yes: 

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Bom artigo @xtech, apenas alguns reparos se me permites.

No tutorial: "Da mesma forma, ligar guitarras não é prático com conectores em L, sendo mesmo mecanicamente impossível em alguns casos. Os conectores recomendados para ligar guitarras são os conectores direitos."

Em guitarras com o Jack no rebordo da guitarra, e em que o músico tenha o hábito de o passar pela strap, para melhor fixar o cabo, a ficha em L torna-se uma boa opção, porque impede que o cabo fique dobrado na junta da ficha, dando-lhe também maior durabilidade.

No tutorial: Cabo sugerido: Qualidade Preço - Sommer Cable Spirit XXL - 2,60€/m - Excelente a todos os níveis.

Sem Duvida um óptimo cabo, mas há um melhor. O Sommer Cable Spirit LLX, tem uma capacitância de 52pf, contra os 86pf do XXL. O preço é ligeiramente mais alto, mas os 0,05€ valem bem a pena.

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@pgranadas obrigado, desconhecia esse LLX e vou já alterar :yes:

Tenho é pena de só o conhecer agora porque fiz todos os cabos da minha pedalboard com o XXL :D 

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Agora mesmo, xtech disse:

@pgranadas obrigado, desconhecia esse LLX e vou já alterar :yes:

Tenho é pena de só o conhecer agora porque fiz todos os cabos da minha pedalboard com o XXL :D 

Culpa tua, que não andaste atento aqui ao fórum...:P

Foi por cá que tive conhecimento dele.

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Ah já vi porquê... é melhor na capacitância mas pior na grossura e constituição do condutor central, que é mais fino e menos entrançado, ou seja, eventualmente uma menor fiabilidade e capacidade de aguentar stress mecânico.

O LLX é de facto mais adequado para quem precisa cabos longos que não precisem ser "mexidos" frequentemente, como é o caso do uso em estúdios, enquanto que o XXL aguenta melhor os rigores do "live".

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  • Conteúdo Recomendado:

    • Miguel Berkemeier
      Olá a todos!
      Aqui partilho o meu canal de youtube, onde vou colocando composições minhas de diferentes estilos (desde a música clássica ao metal, passando muito pelo mundo celta), sobretudo instrumentais, para já, e com vários instrumentos (essencialmente violino, guitarras e teclado/piano).
      https://www.youtube.com/channel/UCj9EpPCocXcqEzQoQhmyFAw
       
      Espero que gostem, e quem gostar subscreva!
       
    • Danicafd
      Boas.
      Ultimamente tenho estado a pensar em conectar a saída de um amplificador de guitarra à entrada de um amplificador de baixo.
      As minhas perguntas, se alguém me souber responder, é:
      -isso estragaria algum dos amplificadores?
      -daria muito hum, ou feedback, mesmo com ambos os canais em clean?
      O motivo pelo qual tenho estado a pensar neste assunto, é que tenho um chorus excelente no amplificador de baixo, mas não tenho acesso a distorção só com esse amplificador. Já o de guitarra tem uma distorção razoável, mas o resto dos efeitos deixa a desejar.
      Cumprimentos e votos de boas festas a todos!
    • Filipe Vidal
      Aqui vai uma questão :
      "Ando de olho " numa guitarra LTD  ESP  Viper 
      Estou curioso em relação a esta configuração 
      Dois captadores, um "normal humbucker na ponte e um na vertical do braço ... 
      Alguém com conhecimento de causa para comentar esta configuração ? 

    • Eduardomgbranco
      Eduardo Branco um compositor, guitarrista, letrista e produtor de Coimbra volta aos concertos para apresentar o seu mais recente sucesso, o single "Sorrir". Esta nova música é a primeira de apresentação do seu novo álbum que irá estar disponível no próximo ano. Numa das mais emblemáticas salas da cidade de Coimbra - Salão Brazil, o músico promete um concerto repleto de surpresas e boa música.

      Bilheteira: Salão Brazil
      Preço do Bilhete: 4€ (Inclui a oferta de uma bebida)

      Single Sorrir: https://www.youtube.com/watch?v=ZgBVCehiyJk
      Spotify: http://bit.ly/SorrirSpotify
      Instagram: https://www.instagram.com/eduardobrancomusic/
      Website: http://eduardobranco.pt/
    • Priscila Ferreira
      Boas!
      Sou vocalista, de Vila de Prado (entre Braga e Vila Verde) e procuro guitarrista para fazer um projecto de música medieval.
      Procuro também flautista de bisel.
      A música "The Wolvenstorm" do jogo Witcher 3 é o exemplo perfeito do que gostaria de fazer.
      Estou aberta a fazer covers ou originais, ou ambos.
      Gostaria de no futuro tornar o projecto comercial, ou seja, actuar em eventos, por isso preciso de gente séria e comprometida com o projecto.
      Até já!
    • F.Coelho
      Antes que este link desapareça por algum motivo, deixo-vos aqui algo para ler nos tempos livres:
      https://www.researchgate.net/publication/233420802_Vibroacoustical_Study_of_a_Solid-Body_Electric_Guitar
      Estou a ler aos poucos. Estou a gostar. Tem algumas coisas que confirmam aquilo que se fala aqui, outras são "novidade" (pelo menos para mim).
      No entanto, também temos que observar algumas dificuldades deste tipo de trabalho. Deixo aqui uma conclusão do autor:
      It seems that the three guitars dynamically behave in a very similar way, with almost the same modal frequencies, modal dampings and mode shapes. However, for the 4th mode of Ash guitar at 387Hz(torsional mode),whatever the excitation method, we can notice a significantly different modal damping compared with the otherguitars (circled in Fig. 3.8).
      From this Modal Analysis study, it can be concluded that the close similarities in term of dynamical behavior (modal parameters) of the three tested guitars are certainly due to their identical shapes and dimensions. The mode shapes show that the neck (plus the headstock) vibrates much more than the body, which could mean that the material of the neck has more influence than the material of the body on an electric guitar’s tone. Nevertheless, since the necks of these three tested guitars come from the same maple trunk, the slight and subtle differences in tone perceived by the participants of B.Navarret’stestbetweenthethreeguitarsmaybeduetothedifferentwoodsusedfor their body, particularly for ash.
      In general, the type of connection (glued, bolted, screwed...) between the neck and
      19 CHALMERS, Master’s Thesis 2009:76
      the body is also of paramount importance, since it contributes to the overall damping i.e. the sustain of the guitar. For all the three tested guitars the neck is screwed to the body, so we can not compare that parameter. This being said, other important parts of an electric guitar which might have an influence on its tone are the string ends, where each of the six strings are connected to the instrument. This is the focus of the next chapter.
       
      Fonte:
      Master’s Thesis in the International Master’s program Sound and Vibration
      YO FUJISO
       
      Team Lutheries – Acoustique – Musique (LAM) 11 Rue de Lourmel – 75015 Paris, France
       
      Department of Civil and Environmental Engineering Division of Applied Acoustics Vibroacoustics Group
      CHALMERS UNIVERSITY OF TECHNOLOGY Göteborg,
      Sweden 2009