Entra para seguir isto  

Como Escolher um Sistema Wireless para Guitarra

    Por xtech    13.658 Visualizações     13 comentários    


Há muita confusão no que toca às opções de sistemas sem fios para guitarra. Neste tutorial, ajudamos-te a escolher o melhor sistema wireless para guitarra ao mínimo custo possível.

xtech
Por xtech

Toco um pouco de tudo e muito de nada.
Gosto de tecnologia. Gosto do homestudio.
A música é um hobby e uma paixão.

 


Introdução

Comprar um sistema wireless para guitarra pode ser uma tarefa complicada. As marcas esforçam-se para mostrar que os seus sistemas são superiores, com bom alcance, fiáveis e sem quebras de som, mas a realidade mostra que nem sempre é assim. 

Como é habitual no Forumusica, queremos dar-te informação útil da forma mais proveitosa e simples possível. E sendo assim, neste tutorial, vamos começar por explicar melhor os vários componentes e condicionantes de uma escolha destas de uma forma leve e fácil de perceber, de modo a que possas comprar o melhor sistema wireless ao melhor preço e que melhor se adeque àquilo que pretendes.

Não entraremos em detalhes como a discussão da qualidade dos materiais ou a imagem de marca, mas focaremos os pontos mais difíceis de conhecer e avaliar. Fica connosco nas próximas páginas!

Partilha o conhecimento!

  • Útil 1



  Denunciar Tutorial
Entra para seguir isto  

O que diz a comunidade sobre isto?




Só como anotação ao excelente artigo que aqui está gostaria de deixar a "cereja no topo do bolo":

a gravação da guitarra do Angus Young, para o album «Back in Black» dos AC/DC (nos estúdios Compass Point, nas Bahamas) foi feita com um sistema wireless. E um amplificador Ampeg...

O wireless usado foi um Schaffer-Vega Diversity, que apresenta um boost de 20dB na saída e incorpora um excelente compressor.
 

SVDS.jpg

  • Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante! Não conhecia esse sistema... Estive a ler sobre ele e não deve muito aos sistemas analógicos de hoje: já tinha true diversity técnicas para minimizar interferência, etc... estava lá tudo já. Não devia ser nada barato naquela altura...

Obrigado pela partilha! :yes: 

 

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tutorial!

Fiquei a perceber um pouco mais destes sistemas... Nunca utilizei... Gostava, mas considero-os caros demais.

 

De qualquer forma:

Ligeiras perdas de sinal podem original uma quebra total do sinal (por falha de descodificação do sinal digital).  Quando o sinal da TDT tem quebras, a imagem tem quebras abruptas...

 

Isto não é uma desvantagem em vez de vantagem?

 

Parabéns @xtech pelo trabalho!

  • Gosto 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais
há 2 horas, LuisEmanuel disse:

Isto não é uma desvantagem em vez de vantagem?

Depende.. não podemos esquecer que o sinal analógico não é codificado sem perdas (tem que ser comprimido no emissor e descomprimido no receptor, senão necessitaria muita largura de banda em termos de transmissão) - porque é que as rádios FM não emitem em sinal de alta fidelidade?

No fundo, a própria TV passou a ser digital também devido a este tipo de questões - qualidade, larguras de banda, etc, mesmo que haja pessoal com má recepção que a vê pior que antes...

Agora cabe a cada um, perante a informação, escolher o que mais lhe convém: se for para tocar num ambiente cheio de routers wi-fi, bluetooths e afins (por exemplo num centro comercial), será mais sensato escolher um sistema analógico, por exemplo. Por isso também é que nas recomendações tanto se fala nos digitais como analógicos. 

Outra grande questão são as frequências, já que em 2020 as opções vão ficar mais limitadas para os analógicos.

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim! Eu estava apenas a falar daquele pequeno parágrafo que copiei (devia ter citado). Aparece nas vantagens mas o facto de pequenas falhas poderem provocar uma falha total parece ser uma desvantagem...

Não me expliquei bem...

  • Útil 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais
On 7/21/2017 at 23:22, tca disse:

Pois, boa pergunta mas não sei a resposta. Perguntei ao Terry Manning mas ele também não sabe. Também usaram amps Marshall, todos com mais de 50 watts e sempre micados com um par de microfones de condensador. Só há guitarras "dobradas" depois dos solos pois o Angus continuava a tocar a secção de ritmo, para a música não "ir abaixo".
Nas guitarras não usaram compressão a não ser, talvez, a que o Schaffer-Vega inclui.

No baixo também gravaram com Ampeg.

E isto não vem na wiki ;-)
Como o resto, que aliás, nem sabia que lá estava. Há um tipo bastante conhecido na net, com imensos videos no YouTube e que tem passado a vida a tentar reproduzir o som das guitarras do Angus. Esse tipo comprou há um par de anos todos os sistemas Schaffer-Vega que o fabricante ainda tinha armazenados na garagem. Tratava-se de um pequeno fabricante, que construia aquilo à mão, peça a peça!
Está reformado e de repente apareceu um tipo para lhe comprar tudo :D

  • Gosto 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, vê lá se já tinhas visto este:

 

On 21 de julho de 2017 at 19:27, resolectric disse:

Só como anotação ao excelente artigo que aqui está gostaria de deixar a "cereja no topo do bolo":

a gravação da guitarra do Angus Young, para o album «Back in Black» dos AC/DC (nos estúdios Compass Point, nas Bahamas) foi feita com um sistema wireless. E um amplificador Ampeg...

O wireless usado foi um Schaffer-Vega Diversity, que apresenta um boost de 20dB na saída e incorpora um excelente compressor.
 

SVDS.jpg

Olha aqui apartir dos 10:20

 

  • Amo 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer desses tipos saca um som tremendo de um pau com cordas que lhes ponham na mão.

São de outra liga! Completamente! Gravar ou fazer som para tipos destes deve ser de ficar colado ao chão.

  • Gosto 1

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora


  • Conteúdo Recomendado:

    • xtech
      E porque o @stratocosta falou nisto num tópico aqui ao lado:
      Sempre me meteu alguma espécie a questão do tone "quente", "nasalado", "muddy" (lamacento?), etc. Às vezes em discussão com os amigos, vejo que o que é um som "quente" para um, para outro não é, e volta  e meia ninguém se entende.
      É possível chegarmos a uma descrição "standard" dos sons que seja comum para todos?
      Começo por este: som "nasalado", para mim é o do solo a Lights of heaven do Satriani:
      Concordam?
    • jm.customguitars
      Boas
      Para começar não sei se é o local ideal no forum para deixar este post, se acharem por bem muda~lo por mim ta 5 estrelas, obrigado.
      De regresso a Portugal resolvi avançar com os cursos que tinha em mente.
      Vou criar as possibilidades de quem estiver interessado construir o seu próprio instrumento, ou para uso próprio ou mesmo para se profissionalizar no futuro.
      Tenho de dizer que não e por construirem uma guitarra que poderão ja perceber tudo e serão mestres com um conhecimento infinito, existe muita coisa que irão depois descobrindo e desenvolvendo no vosso caminho, no entanto quem quer construir a sua própria guitarra mas não sabe como, esta é com certeza uma das oportunidades que tera.
      Eu sei que existirão pessoas que dirão que é caro, pois eu ate percebo isso mas tenham atenção que ja por si so no curso acabarão por ter uma guitarra com o valor do curso, ou seja so por si so ta pago, mas ainda terão conhecimento para começarem outra e a aperfeiçoar a partir de um ponto ja elevado e não com tentativa e erro.
      Como costumo dizer, construir uma boa guitarra e fácil o difícil é construir uma guitarra excelente e essa "pequena" diferença é enorme
      Quem quiser saber mais pode fazer perguntas diretamente aqui ou se preferir diretamente por email.
      https://construiraminhaguitarra.jimdofree.com
    • ppocmrmojo
      Boas.
      Alguém conhece, por experiência pessoal, de uma empresa na área de Lisboa, que alugue sistemas In Ear Monitor Wireless de nível profissional (Sennheiser, Shure)?
      Já corri o google e não encontro nenhuma com este tipo de equipamentos em catálogo para aluguer.
      Gracias
    • Tamara Pereira
      Olá pessoal. Tenho um microfone Sure sm58 gldx24 à cerca de 4 anos. Nunca me deu nenhum problema (a não ser um problema de frequência), mudei-lhe o transformador recentemente e já funcionou depois disso. Na sua última utilização estava funcionar perfeitamente e passado 5 minutos deixou de sair qualquer som. Experimentei vários xlr, a bateria estava carregada e também não era um problema do output pois isso estava a funcionar perfeitamente. As luzes ligam-se todas e o receptor recebe sinal. Alguém já teve algum problema do género ou sabe o que poderá ser? Obrigada
    • Isabelle Hernández
      https://theatrocirco.bol.pt/Comprar/Bilhetes/66846-ii_estagio_internacional_de_cordas_dedilhadas-theatro_circo/
    • F.Coelho
      Tutorial - Controlo do "Tone": Potenciómetro Logarítmico ou Linear?
      Resumo:
      Muitas vezes surge a dúvida sobre os potenciómetros de guitarra. Quais escolher? Porquê? Como funcionam? Quais os mais adequados ao som que procuras? Sabe aqui neste tutorial
      ...

      Ver tutorial completo